Fundação Bradesco vence Prêmio Super Ecologia

Por: GIFE| Notícias| 16/08/2004

No último mês de julho, a revista Superinteressante anunciou os vencedores do Prêmio Super Ecologia 2004. Em sua terceira edição, a premiação reconheceu os 18 melhores projetos, realizados em 2003, voltados para a preservação e recuperação do meio ambiente em seis categorias: água, ar, solo, fauna, flora e comunidades.

O melhor projeto de ONG na categoria fauna foi o Quelônios de Canuanã, desenvolvido na Escola de Canuanã, da Fundação Bradesco. A unidade fica na cidade de Formoso do Araguaia (TO), região que se destaca por seu potencial econômico agropecuário, e funciona em regime de internato.

O projeto vencedor, desenvolvido desde 1998, envolve a preservação dos quelônios (tartarugas e tracajás) na região. O trabalho começa na sala de aula. Todo ano, 80 alunos do ensino médio passam o primeiro semestre aprendendo sobre os animais. No final de junho, quando os quelônios chegam pelo rio Araguaia para desovar, os estudantes começam as aulas práticas.

Eles limpam as praias duas vezes por semana e, em setembro, com a desova concluída, cercam alguns ninhos para proteger os ovos de predadores. Em dezembro, época da coleta dos filhotes, alunos e funcionários são mobilizados para levarem as tartarugas a um tanque, onde permanecem por duas semanas, até perderem o cheiro forte que atrai predadores.

O trabalho da Fundação Bradesco em Canuanã também envolve outros projetos, que abordam saúde, geografia, história e educação física. Desde as séries iniciais até o ensino médio, mais de 1.300 crianças e jovens da região têm ensino gratuito. Eles permanecem na escola em média doze anos, até a conclusão do curso técnico agrícola.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional