Fundação Bunge premia projetos em tecnologia de alimentos e museologia

Por: GIFE| Notícias| 13/03/2006

A Fundação Bunge anunciou os temas que serão agraciados pelo Prêmio Fundação Bunge 2006. São eles: Tecnologia de Alimentos, na área de Ciências Agrárias, e Museologia, na área de Artes. A decisão foi tomada pelo Conselho da Fundação Bunge, composto por intelectuais e membros das empresas Bunge.

O Prêmio Fundação Bunge, antigo Prêmio Moinho Santista, existe há 50 anos e é considerado um dos mais importantes estímulos à produção intelectual por reconhecer o trabalho de personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Brasil.

Os candidatos não são inscritos, mas sim indicados pelas principais universidades e entidades científicas e culturais brasileiras. Uma Comissão Técnica composta por especialistas para cada ramo de premiação, pré-seleciona dois nomes em cada ramo do conhecimento, indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados.

Posteriormente, o Grande Júri, um colegiado formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem a responsabilidade de escolher os contemplados.

Neste ano, o prêmio vai prestigiar quatro profissionais, dois na categoria Vida e Obra e dois na categoria Juventude. A entrega dos prêmios ocorre em setembro, mês no qual a Fundação Bunge comemora seu aniversário, em solenidade presidida pelo Governador do Estado de São Paulo e pelo presidente honorário da Fundação Bunge. Os contemplados recebem medalhas de ouro e prata, diplomas em pergaminho e um prêmio de R$ 30 mil para a categoria Juventude e R$ 70 mil para a categoria Vida e Obra.

Na história do Prêmio já foram homenageadas personalidades como Carlos Chagas Filho, Érico Veríssimo, Jorge Amado, Manuel Bandeira, Miguel Reale, Paulo Freire, Rachel de Queiroz, Oscar Niemeyer, Débora Bloch, Lygia Fagundes Telles, entre outras. A galeria dos contemplados está disponível para consulta no endereço da Fundação Bunge na Internet.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional