Fundação Cargill abre inscrições para a 3ª edição do Nutrindo Soluções Locais

Por: Fundação Cargill| Editais| 22/05/2023

A Fundação Cargill anuncia a abertura da 3ª edição do Nutrindo Soluções Locais, iniciativa que visa promover o desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil e potencializar suas lideranças sociais.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento tanto dos locais onde a companhia está inserida quanto das comunidades ali presentes, o processo selecionará até 10 projetos que serão apoiados financeiramente com valores até R$ 32 mil e deverão ser implementados durante seis meses, a partir de novembro de 2023. Além disso, serão priorizadas iniciativas lideradas por grupos minorizados, como indígenas, mulheres, pessoas com deficiência, negros, LGBTQIA+ e de povos e comunidades tradicionais.

As inscrições estão abertas até 5 de junho, são gratuitas e direcionadas para municípios dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins. A escolha dessas regiões do país foi feita levando em consideração os dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN). De acordo com o levantamento, essas regiões concentram os maiores percentuais de famílias em situação de insegurança alimentar grave (fome) no Brasil:  26% dos lares da região Norte e 21% da região Nordeste estão expostos a essa realidade.

Segundo Flávia Tayama, diretora presidente da Fundação Cargill, no último biênio a instituição passou por um processo de reposicionamento estratégico orientado a repensar, rever e revitalizar suas ações que resultaram no estabelecimento de uma nova visão de transformar as comunidades por meio da valorização de iniciativas que promovam a inclusão, equidade e inovação.  Para Flávia,

“o Nutrindo Soluções é uma das ações de celebração dos 50 anos da Fundação Cargill no Brasil e um dos caminhos para apoiar a construção dos próximos 50 anos de geração de impacto socioambiental positivo”.

Para participar do Nutrindo Soluções Locais, é necessário que os projetos tenham como finalidade central contribuir para o desenvolvimento institucional da organização inscrita, visando promover e qualificar a atuação da instituição. Não há limite de inscrição por organização, desde que o escopo dos projetos inscritos seja diferente.

Processo seletivo

Estão aptas a participar do processo organizações da sociedade civil – entidades privadas sem fins lucrativos, como fundações privadas e associações sem fins lucrativos; e sociedades cooperativas classificadas como cooperativas sociais – lideradas prioritariamente por pessoas com deficiência, negras, indígenas, mulheres, LGBTI+ e de povos e comunidades tradicionais.

Os projetos de desenvolvimento institucional inscritos devem se enquadrar em cinco eixos e temáticas: Articulação em rede e parcerias, Desenvolvimento de equipe e gestão de pessoas, Governança e estratégia organizacional, infraestrutura, processos de gestão e desenvolvimento de iniciativas sociambientais.

As instituições responsáveis pelos projetos selecionados serão comunicadas por e-mail por representantes do Comitê de Avaliação do Nutrindo Soluções Locais e terão seus nomes divulgados no site e nas redes sociais da Fundação Cargill em data a ser definida até outubro de 2023.

As inscrições para o Nutrindo Soluções Locais devem ser feitas exclusivamente por meio do preenchimento integral do formulário on-line disponível no site da Fundação Cargill.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional