Fundação Cargill e Prefeitura de Santarém investem em leitura

Por: GIFE| Notícias| 24/07/2006

A Fundação Cargill, com o apoio da unidade da Cargill em Santarém e a Prefeitura da cidade, inauguram a Biblioteca Pública Paulo Rodrigues dos Santos, depois de seis meses de obras para revitalizá-la. A reforma adaptou o prédio aos padrões mais atuais, criando um espaço multifuncional complementado por mobiliário novo, equipamentos de informática e novas coleções de livro.

Além disso, foram realizados treinamentos com toda a equipe da biblioteca, professores da rede municipal de ensino e funcionários voluntários da Cargill de Santarém a fim de prepará-los para o melhor uso dos novos acervos.

“”Depois de um estudo de diagnóstico social feito no município, constatamos que o maior benefício para a comunidade santarena seria a revitalização da única biblioteca municipal da cidade””, diz Denise Cantarelli, coordenadora da Fundação Cargill no Brasil.

Outro objetivo do projeto é a humanização do espaço e a transformação do local em um centro de convivência. Ela também afirma que um espaço especialmente dedicado às crianças, estimula o interesse pela leitura e o prazer em freqüentar este novo espaço. “”As crianças poderão aprender várias coisas por meio de brincadeiras, teatro e outras expressões artísticas””, complementa Denise Cantarelli.

O apoio da Prefeitura Municipal de Santarém também foi fundamental para a viabilização do projeto de revitalização da Biblioteca Paulo Rodrigues dos Santos. Segundo Maria do Carmo, prefeita de Santarém, “”a biblioteca é um dos locais mais importantes da cidade para a formação de cidadãos brasileiros. Por isso, revitalizá-la foi importante para que não apenas crianças possam freqüentá-la, mas também educadores, pais e toda a comunidade, uma vez que o lugar é também um centro de convivência para todos””.

Recursos – Com investimento de mais de R$ 400 mil, parte doado pela Cargill Foundation dos Estados Unidos, foi possível adequar e reformar o prédio internamente; fazer adequação da escada; construir uma rampa para facilitar o acesso a deficientes físicos; reformar o telhado e o piso; construir novos banheiros; criar um espaço multifuncional com brinquedos, jogos, telão, teatro de fantoche, mini palco e mini camarim; criar espaço de inclusão digital com quatro computadores para pesquisas; e adquirir novo acervo de livros – aproximadamente dois mil – e novo mobiliário.

A Fundação Cargill, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed), também capacitou funcionários da biblioteca com treinamentos de informática e com bibliotecários e cerca de 300 professores da rede pública de Santarém para auxiliá-los a conciliar as aulas teóricas em sala de aula com o uso dos novos recursos disponíveis na biblioteca.

De acordo com Mark Murphy, diretor executivo da Cargill Foundation, “”é importante investir em projetos como este que interfere diretamente no desenvolvimento da comunidade e contribui ao acesso à cultura e à educação às gerações futuras proporcionando parte do enriquecimento da sociedade””.

O projeto contou com a parceria da Coordenadoria Municipal de Cultura de Santarém, que deu apoio em todas as etapas; da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil -Santarém) para o treinamento de informática aos funcionários da biblioteca; e do trabalho voluntário de funcionários da unidade da Cargill em Santarém.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional