Fundação Cargill premia crianças de 7 a 10 anos

Por: GIFE| Notícias| 04/12/2009

Os desenhos de um Saci-Pererê nordestino e de uma lagoa encantada, além das poesias sobre mudanças no folclore e sobre um Saci-Pererê político venceram o concurso nacional de desenho e poesia promovido pela Fundação Cargill.

A iniciativa foi realizada em comemoração aos 10 anos do Programa de Apoio ao Ensino Fundamental Fura-Bolo, que contribui para o estímulo à leitura e à educação de mais de 46 mil alunos entre 7 e 10 anos, de 135 escolas, localizadas em 13 municípios de oito estados brasileiros.

A poesia “”Saci-Pererê, o político””, trouxe a figura folclórica para o contexto atual, fazendo paralelos entre as travessuras do personagem e a política brasileira. O texto é de Bruna Gabriela Eidam, de apenas 10 anos, aluna da 4ª série da Escola Cyrillo Domingos Ricci de Ponta Grossa (PR). O outro texto escolhido foi o da aluna Isabela De Souza Borges, da 3ª série da Escola Municipal Sebastiana S. Pinto, localizada em Uberlândia (MG). A aluna conciliou rimas com um texto harmonioso que fala sobre mudanças físicas que aconteceram com o Saci-Pererê, a sereia Iara, o Curupira e a Mula-sem-cabeça, depois que esfregaram uma lâmpada mágica.

Dois desenhos também foram eleitos. O primeiro é o Saci-Pererê Nordestino, de Gustavo Alexandre Farias dos Santos. O trabalho do aluno, que está na 2ª série da Escola Municipal Maria Ignês Blanco Abreu de Mairinque (SP), aliou elementos de cultura popular com temas da atualidade. A aluna da 1ª série da E.M.E.F. Professora Noraíde Mariano de Porto Ferreira (SP), Manuela Marcelino Denardi, também foi premiada por um desenho original, sobre uma lagoa encantada que transforma peixes em ouro quando eles são retirados da água.

A primeira etapa do concurso direcionou os melhores desenhos e poesias regionais para a etapa nacional, que, por sua vez, premiou dois desenhos de alunos de 1ª e 2ª séries e duas poesias de alunos de 3ª e 4ª séries sobre o tema: “”Uma história de folclore diferente””. Os trabalhos foram selecionados por um comitê formado por jurados internos (voluntários da empresa) e também externos (jornalistas e formadores de opinião).

O Programa Fura-Bolo consiste na distribuição de uma coleção de livros desenvolvidos para alunos de 1ª a 4ª séries, que apresentam histórias, lendas, parlendas, trava-línguas, adivinhações, receitas típicas e uma série de outros gêneros textuais, de maneira leve, com muitas cores e imagens. Nos 10 anos de programa, já foram distribuídos cerca de um milhão de livros aos alunos beneficiados.

Sempre em parceria com prefeituras e secretarias municipais de educação, o Fura-Bolo também realiza anualmente os encontros de formações continuada voltados aos educadores para melhor implementação do programa.

O Programa

O Programa Fura-Bolo é desenvolvido em 13 municípios de oito estados: Sinop (MT); Lucas do Rio Verde (MT); Itumbiara (GO); Uberlândia (MG); Três Lagoas (MS); Mairinque (SP); Balsas (MA); Ilhéus (BA); Porto Ferreira (SP); Guarujá (SP); Paranaguá (PR); Ponta Grossa (PR); e São Miguel do Iguaçu. Já o Programa “”de grão em grão”” é realizado em nove municípios de sete estados: Sinop (MT); Lucas do Rio Verde (MT); Uberlândia (MG); Três Lagoas (MS); Mairinque (SP); Balsas (MA); Ilhéus (BA); Guarujá (SP); Paranaguá (PR);

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional