Fundação Dom Cabral estará no 19º Encontro Nacional do Terceiro Setor – ENATS

Por: Fundação Dom Cabral| Notícias| 23/09/2024

Organizações da sociedade civil, iniciativa privada e setor público discutem principais pautas do terceiro setor; Antônio Batista, presidente executivo da FDC, estará em cerimônia de encerramento

A Fundação Dom Cabral participa do 19º Encontro Nacional do Terceiro Setor – ENATS 2024, que acontece em Belo Horizonte, entre os dias 26 e 27 de setembro, reunindo representantes de organizações sociais, governos e iniciativa privada para discussão de pautas pertinentes ao fortalecimento e parcerias com o Terceiro Setor. O evento é uma correalização da FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (vinculada à CEBRAF – Confederação Brasileira de Fundações) e do MPMG – Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio do CAOTS – Centro de Apoio ao Terceiro Setor.

O encontro deste ano terá como tema central “A Força da Sociedade Civil Organizada na Garantia dos Direitos Fundamentais”, com uma programação composta por palestras, painéis, apresentações culturais e rodas de conversa.

No dia 27, a professora convidada da FDC, Francine Póvia, participa como mediadora do Painel “Governança e Responsabilidade Social Fundacional: abordagem de trabalho em rede”, com Mauro Flávio Brandão, procurador de Justiça do MPMG; José Marinho Paulo Junior, promotor de Justiça do MPRJ; e José Eduardo Sabo Paes, procurador de Justiça do MPDFT.

Para Nádia Rampi, diretora de Desenvolvimento de Parcerias e Vice Presidente da FUNDAMIG,  o ENATS tem uma importância fundamentalpara  aumentar a visibilidade das organizações do terceiro setor e das suas causas. Tem sido também um importante espaço de networking e parcerias: permitindo que as fundações e outras entidades do terceiro setor se conectem, compartilhem experiências e colaborem em projetos conjuntos. As palestras contribuem para o aprimoramento contínuo das organizações e dos profissionais envolvidos.

Nádia Rampi integra um painel temático sobre Fundos Patrimoniais, ao lado de Danielle Ferreira, superintendente de Mobilização de Recursos e Novos Negócios da Fundação Benjamin Guimarães (Hospital da Baleia), no dia 26, quinta-feira, às 14 horas. E, no encerramento, o presidente executivo da Fundação Dom Cabral, Antonio Batista, estará presente para a cerimônia de inauguração da Coordenadoria Estadual de Apoio ao Velamento de Fundações de Direito Privado (CEAVE), ao lado da coordenadora do MPMG/CAOTS, Tatiana Pereira, e do procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.

Além da participação de profissionais da FDC, a escola de negócios terá um estande no evento, principalmente para apresentar seus programas voltados a este público, o BASIS e o PILARIS. O BASIS tem como foco a capacitação gratuita de gestores de iniciativas sociais de pequeno porte e lideranças sociais; já o PILARIS é o Programa de Gestão para Organizações Sociais da FDC, que suporta a jornada da organização com orientação técnica intensiva partindo do planejamento e customização às necessidades específicas para sua execução. Além disso, o estande funcionará como hub de encontro entre investidores, conselheiros e organizações da sociedade civil.

Para conferir a programação completa e adquirir ingressos, consulte o https://www.enats.org.br/.

Serviço

19º Encontro Nacional do Terceiro Setor – ENATS 2024

Local: Centro de Convenções CDL/BH – Rua Avenida João Pinheiro, 495, Centro, Belo Horizonte/MG

De 26 e 27/09, das 14h às 19h

FDC no ENATS

26/09

  • 14h: Nádia Rampi integra um painel temático sobre Fundos Patrimoniais, ao lado de Danielle Ferreira, superintendente de Mobilização de Recursos e Novos Negócios da Fundação Benjamin Guimarães (Hospital da Baleia).

27/09

  • 14h30: Governança e Responsabilidade Social Fundacional: abordagem de trabalho em rede, com Mauro Flávio Brandão, procurador de Justiça do MPMG; José Marinho Paulo Junior, promotor de Justiça do MPRJ; José Eduardo Sabo Paes, procurador de Justiça do MPDFT; e Francine Póvoa, professora convidada da Fundação Dom Cabral (mediadora).

27/09

  • 17h: Presidente executivo da FDC, Antonio Batista, participa de cerimônia de inauguração da Coordenadoria Estadual de Apoio ao Velamento de Fundações de Direito Privado (CEAVE), ao lado da coordenadora do MPMG/CAOTS, Tatiana Pereira, e do procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.

Sobre Fundação Dom Cabral

A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 48 anos, que está entre as 10 melhores escolas do mundo de acordo com os rankings de educação executiva do FT 2024.  Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Cerca de 50 mil pessoas passaram pela instituição em 2023. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »