Fundação FEAC apoia IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar, em Campinas

Por: Fundação FEAC| Notícias| 06/02/2023

O simpósio tem como objetivo informar e conscientizar sobre o serviço de acolhimento em família acolhedora

Entre os dias 20 e 23 de março de 2023 a cidade de Campinas vai sediar o IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar – Simaf, que reunirá no Centro de Convenções da Unicamp especialistas nacionais e internacionais para compartilharem seus trabalhos e experiências.

O evento será realizado pelo Observatório da Infância e Adolescência (OIA), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp, em conjunto com o Instituto Geração Amanhã, e conta com apoio do governo federal, do governo estadual, da Fundação FEAC e outros parceiros.

Para a FEAC, que já apoiou projetos de família acolhedora desenvolvidos por OSC de Campinas, um simpósio dessa magnitude, com experiências do Brasil e do exterior, é muito importante para ampliar o debate sobre esse serviço tão fundamental e que teve como berço o município de Campinas.

Segundo a historiadora e assistente social Juliana Di Thomazo, da FEAC, falar de acolhimento é fundamental. “Campinas foi uma das primeiras cidades a implantar experiências muito significativas de família acolhedora e que serviram de exemplo para o país inteiro. E este é um momento de reconstrução das políticas sociais e retomada do investimento na assistência e na alta complexidade e, por isso, muito estratégico para trazer essa temática à tona com muita força, para que volte a ser uma prioridade”, diz Juliana.

Ela aponta que ainda hoje o país tem um número muito pequeno de crianças em famílias acolhedoras. “Mesmo com o Marco Legal da Primeira Infância e com a lei 12.010 do ECA que, desde 2009, aponta como preferencial o serviço de família acolhedora”

Simpósio terá 100 trabalhos de pesquisa

Centro de Convenções da Unicamp
O IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar (Simaf) acontecerá no Centro de Convenções da Unicamp

Secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura de Campinas entre 2013 e 2017, Jane Valente é a coordenadora do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar, pelo OIA, do Nepp. Ela é autora do livro Família acolhedora: as relações de cuidado e de proteção no serviço de acolhimento e é, hoje, uma das principais referências do assunto no Brasil.

“Este é o quarto encontro sobre acolhimento familiar que o município realiza. Um ponto forte desse simpósio é que será a primeira vez que um evento dessa natureza no Brasil terá apresentação de trabalhos e irá ocorrer a partir de uma universidade”, diz Jane Valente.

A comissão científica do Simaf já aprovou 97 trabalhos de pesquisa que foram inscritos por pesquisadores de todo o país. Há projetos de iniciação científica finalizados e em andamento, projetos de extensão, trabalhos de conclusão de curso (TCC), mestrado, doutorado e pós-doutorado. 

“A Unicamp, por meio do Nepp e do Observatório da Infância e Adolescência, abre as portas para um evento sobre essa política pública tão importante, permitindo que a gente possa contribuir na construção e consolidação do conhecimento que já está sendo produzido no país”, analisa Jane Valente.

O simpósio será presencial e gratuito, para cerca de 800 participantes. As vagas já estão esgotadas. O público-alvo do Simaf é formado por gestores da assistência social, equipes técnicas (assistentes sociais, psicólogos), magistrados, promotores, organizações da sociedade civil, professores, estudantes e pesquisadores.

A programação conta com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, que vão abordar a situação do acolhimento familiar em seus países, metodologias e como lidar com os traumas decorrentes do abandono, da falta de vínculo e da institucionalização.

Presenças confirmadas no simpósio

Entre as presenças estrangeiras confirmadas estão:

  • Jesús Palacios, psicólogo, professor da Universidade de Sevilha e autor de diversos livros e trabalhos sobre o tema.
  • Cristina Peixoto, psicóloga, presidente da organização de acolhimento familiar Spaulding for Children, de Detroit, nos EUA
  • Paulo Delgado, professor e Coordenador do CECCF – Centro de Estudos comparados da Criança em Família, em Portugal.
  • Carme Montserrat, psicóloga e especialista em direitos da criança e do adolescente na Espanha.
  • Jean Marc Bouville, cientista social e pesquisador no campo da Economia da Saúde da Universidade de Grenoble (França).
  • Marlene Lucksch, psicóloga e especialista na área de proteção à infância e adolescência (França).
  • Mick Pease, assistente social e consultor internacional em acolhimento familiar (Inglaterra).
  • Matilde Luna, psicóloga e diretora da Rede Latino-americana de Acolhimento Familiar (Argentina).

O simpósio tem como objetivo informar e conscientizar sobre o serviço de acolhimento em família acolhedora. Nos quatro dias de evento serão realizadas palestras, mesas de debate, minicursos e apresentação dos trabalhos selecionados pela comissão científica, formada por doutores, mestres e especialistas no tema da Unicamp e de outras instituições. Os trabalhos selecionados serão publicados posteriormente na revista do Nepp.

O que é acolhimento familiar?

O acolhimento familiar é uma medida protetiva, temporária e excepcional, prevista em lei pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de uma alternativa ao acolhimento institucional (conhecidos como abrigos e casas lares) para crianças e adolescentes em situação de risco social que foram afastados de suas famílias de origem por decisão judicial.

Caracteriza-se pela transferência temporária dos direitos e deveres parentais dos pais biológicos para uma família acolhedora, previamente cadastrada, selecionada, capacitada e vinculada a um serviço de acolhimento familiar. Essa modalidade é prioritária por lei ao acolhimento institucional, desde 2009. Embora seja amplamente difundido nos Estados Unidos e Europa, ainda é pouco conhecido e aplicado no Brasil.

Serviço

IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ACOLHIMENTO FAMILIAR

Data: de 20 a 23 de março de 2023

Local: Centro de Convenções Unicamp, Cidade Universitária, Campinas, SP

Evento gratuito, vagas esgotadas.

Site: simaf.com.br

Por Natália Rangel

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional