Fundação Ford cria fundo de apoio a organizações de direitos humanos

Por: GIFE| Notícias| 16/05/2005

MÔNICA HERCULANO
Repórter do redeGIFE

Com o objetivo de fortalecer o movimento de direitos humanos no Brasil, por meio do financiamento institucional de pequenas organizações não-governamentais e projetos na área de direitos humanos, a Fundação Ford lança ainda neste ano o Fundo Brasil de Direitos Humanos.

A idéia surgiu em 2002 e, a partir daí, a organização promoveu estudos para verificar a viabilidade de criação de um fundo para este fim no país e elaborou um memorando de apresentação do projeto, para levar a proposta internamente para discussão institucional. O mesmo relatório foi apresentado, posteriormente, a líderes da sociedade civil organizada e de organizações de direitos humanos.

No ano passado, o processo de criação do Fundo foi lançado e doadores e parceiros potenciais foram consultados para integrar a iniciativa. O próximo passo foi a constituição de um steering committee (grupo de orientação), para acompanhar o desenvolvimento das atividades de implementação, traçando as estratégias políticas para garantia da sustentabilidade do projeto e de seu impacto.

O início das operações está previsto para o próximo mês de outubro. A dotação inicial, aportada pela Fundaç

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional