Fundação Getúlio Vargas-RJ lança MBA em Investimento Social em parceria com o GIFE

Por: GIFE| Notícias| 09/02/2004

Na busca pela formação de gestores de organizações sociais capazes de combinar conhecimento técnico com uma visão estratégica e prospectiva, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, em parceria com o GIFE, está lançando o MBA em Investimento Social. Trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu, promovido pelo CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil) da FGV-RJ.

O curso reúne a expertise prática em investimento social privado da rede de associados do GIFE e a excelência acadêmica da Fundação Getúlio Vargas para formar profissionais com valores, conhecimentos, habilidades e atitudes para atuarem na área social, comprometidos eticamente com o fortalecimento do setor e promovendo a colaboração entre os diversos atores sociais.

“”É muito interessante unir esses dois tipos de experiência: o GIFE com a prática e o CPDOC, uma instituição acadêmica com caráter multidisciplinar, que reúne profissionais das mais diversas áreas. Alguns cursos voltados para o terceiro setor enfatizam muito a questão administrativa, de gestão, e deixam de lado as questões de ordem política e cultural. Os conhecimentos específicos do GIFE e do CPDOC permitem esse diferencial, agregando valores para o estudo das problemáticas políticas e culturais do país, o que dá outra dimensão ao profissional””, explica a diretora do CPDOC, Marieta de Moraes Ferreira.

Metodologia – O MBA em Investimento Social nasceu da experiência do GIFE com o PGE – Programa GIFE de Especialização em Terceiro Setor, ministrado ao longo de 2003, e traz dois importantes diferenciais em relação a outros cursos do terceiro setor: os alunos participarão de encontros itinerantes e terão acesso à tecnologia social dos associados GIFE, conhecendo de perto o trabalho de diversas organizações da rede. As aulas são desenvolvidas em 6 encontros de uma semana cada, sendo 3 no Rio de Janeiro e 3 em outros estados.

“”O curso tem potencial para arregimentar profissionais da rede GIFE, de outras organizações da área privada e também da área pública, que vão aprender muito com a experiência dessa rede. Uma de nossas preocupações é agregar pessoas das diversas áreas da sociedade””, afirma Marieta.

São 400 horas de aula, distribuídas entre formação teórica, histórica e sociológica do Brasil e formação específica na área de gestão e investimento social. Entre os temas a serem abordados estão: fundamentos históricos e políticos do Brasil, trajetória da assistência social no país, teoria social, cultura brasileira, marco legal do terceiro setor, planejamento estratégico, empreendedorismo social, sustentabilidade organizacional, governança, gestão de conflitos e desenvolvimento de carreira (clique aqui e leia a ementa).

Tradição – Desde 1973, o CPDOC da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro é um centro de referência no campo das ciências sociais. O primeiro contato entre o GIFE e o CPDOC se deu durante as pesquisas do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe (Preal), que resultou, entre outros, no livro Empresários e Educação no Brasil.

Todo o processo de seleção será operacionalizado pela FGV-RJ. As aulas começam em abril, e as vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas pelo sites www.fgv.br/mgmrio e www.cpdoc.fgv.br, ou pelos telefones (21) 2559-5900 ou (21) 2559-5902.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional