Fundação Grupo Boticário adere ao SOS Florestas

Por: GIFE| Notícias| 07/03/2011

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza aderiu ao SOS Florestas. Desde o início de fevereiro, a instituição integra a aliança de movimentos sociais e organizações ambientais que é contrária ao substitutivo do projeto de lei número 1876/99 e outros apensados, que prevê alterações em artigos do Código Florestal Brasileiro.

O substitutivo foi aprovado na Comissão Especial da Câmara dos Deputados em julho de 2010 e está prevista para março deste ano a sua votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Em parceria com o SOS Florestas, a Fundação Grupo Boticário vai promover ações de mobilização social em oposição ao substitutivo, alertando parlamentares e a população sobre os impactos negativos que a aprovação das alterações no código pode trazer à sociedade.

Criado em 1934 e atualizado em 1965, o Código Florestal protege legalmente as florestas e demais formações vegetais nativas do Brasil. No entanto, o substitutivo propõe diversas mudanças que acabarão incentivando a redução das Áreas de Preservação Permanente (APP) e reservas legais, que são áreas naturais dentro de propriedades rurais que devem ser conservadas.

“Quem defende essas propostas de mudanças não mede as conseqüências delas para a manutenção dos ciclos ecológicos, que garantem não só a vida no planeta, mas também, a curto e médio prazos, as atividades econômicas que são as justificativas para essas mesmas alterações”, comenta a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

Exemplo disso é que a falta de cobertura vegetal natural diminui os nutrientes do solo e o deixa vulnerável a processos erosivos, o que o empobrece e inviabiliza a atividade agrícola em pouco tempo. A qualidade da água também é afetada. Com o solo mais exposto, ela fica mais suja, pois recebe maior quantidade de sedimentos, restos de culturas agrícolas e agrotóxicos, provocando, inclusive, o aumento dos custos de tratamento.

Além disso, com o conseqüente aumento do desmatamento, o Brasil contribuirá ainda mais para o aquecimento global, liberando na atmosfera até treze vezes mais gases do efeito estufa do que foi emitido em 2007, segundo estudo do Observatório do Clima. Para acessar o estudo, clique aqui.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site www.sosflorestas.com.br, e a cartilha que explica em detalhes as propostas em discussão.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional