Fundação Grupo Boticário divulga planos de manejo de suas reservas naturais

Por: GIFE| Notícias| 19/04/2012
A instituição agregou à elaboração deles o manejo adaptativo.
Fundação Grupo Boticário divulga planos de manejo de suas reservas naturais

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza disponibilizou para acesso público os planos de manejo das duas reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) que a instituição criou e administra: Reserva Natural Salto Morato, localizada no bioma da Mata Atlântica; e Reserva Natural Serra do Tombador, localizada no Cerrado.

O plano de manejo é uma exigência legal para toda unidade de conservação, conforme a lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). “É um documento técnico que indica as diretrizes de como a unidade de conservação será manejada, ou seja, que interferências podem e devem ser feitas na área para que ela cumpra os seus objetivos”, explica a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

O diferencial dos planos de manejo das duas RPPNs da Fundação Grupo Boticário é que a instituição agregou à elaboração deles o manejo adaptativo, ferramenta ainda pouco conhecida no Brasil que vem sendo utilizada por ONGs conservacionistas e pesquisadores para focar alvos de conservação de biodiversidade.

“A incorporação do manejo adaptativo como ferramenta de planejamento permite a agilidade necessária para rapidamente adequarmos posturas frente às adversidades ou oportunidades que surjam ao longo do caminho”, explica o coordenador de Áreas Protegidas da Fundação Grupo Boticário, Gustavo Gatti.

Os planos de manejo elaborados para as RPPNs da Fundação Grupo Boticário definem ainda os principais objetivos de cada uma das reservas, sua visão de futuro, relacionando seus zoneamentos e planejamentos de médio e longo prazo.

Criada em 1994, a Reserva Natural Salto Morato está localizada em Guaraqueçaba, litoral do Paraná e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Seu plano de manejo foi revisto e atualizado em 2011 e o documento final foi aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em março de 2012.

A Reserva Natural Serra do Tombador está localizada em Cavalcante, no interior de em Goiás, e contribui na proteção do entorno do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Foi criada em 2007, reconhecida como RPPN em 2009, e teve seu primeiro plano de manejo aprovado em dezembro de 2011.

Os planos de manejo estão disponíveis na internet no endereço http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt-br/paginas/novidades/detalhe/default.aspx?idNovidade=327.

Manejo adaptativo
De acordo com a organização internacional Foundation of Success (FOS), o manejo adaptativo integra o planejamento, a administração e o monitoramento, de forma a testar sistematicamente algumas suposições para poder adaptar-se aos resultados e aprender com eles.

“Toda unidade de conservação é criada com o objetivo específico de proteger algo. O manejo adaptativo é a ferramenta que permite avaliar e adaptar suas ações para cumprir esses objetivos de conservação”, explica Nunes.

Nos trabalhos relacionados com o manejo adaptativo, a Fundação Grupo Boticário contou com a contribuição da especialista no assunto, a doutora Lou Ann Dietz, da Universidade de Maryland (EUA). Ela atuou como facilitadora nas oficinas em que foram discutidos e elaborados os planejamentos. As oficinas realizadas em ambas as reservas contaram com a participação de um grupo multidisciplinar, formado por representantes da própria Fundação e de outras instituições atuantes nas respectivas regiões. A Fundação Grupo Boticário também utilizou um software específico para desenhar o plano, o Miradi, cuja licença foi cedida pela The Nature Conservancy.

Apoio à elaboração de planos de manejos para outras RPPNs

Para se elaborar um plano de manejo consistente, são necessários diversos estudos técnicos visando um diagnóstico multidisciplinar do meio físico e da biodiversidade local. Tais estudos podem encarecer a elaboração do plano de manejo e dificultar a sua elaboração.

Como o plano de manejo é responsabilidade do proprietário, estes fatores podem impedir o cumprimento legal da normativa que respalda o uso e manejo adequado de suas reservas.

Neste contexto, a Fundação Grupo Boticário financia a elaboração e/ou implementação de planos de manejo para RPPNs, em todo território nacional, por meio dos seus editais semestrais de apoio a projetos de conservação da natureza. Para saber mais, acesse www.fundacaogrupoboticario.org.br >> O que fazemos >> Editais

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional