Fundação Grupo Boticário lança novo edital para seleção de projetos

Por: GIFE| Editais| 27/07/2015

A Fundação Grupo Boticário está com inscrições abertas, até o dia 31 de agosto, para o edital de seleção de projetos do segundo semestre do ano. Nesta edição, pela primeira vez, as iniciativas devem ter como foco a proteção das zonas costeira e marinha e ecossistemas associados.

Robson Capretz, analista de projetos ambientais da Fundação, destaca a importância e urgência no apoio à iniciativas com este enfoque no país. “O Brasil é signatário da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) e, por isso, assumiu o compromisso de atingir as metas de proteção de cada bioma. No caso dos ambientes marinhos, infelizmente, ainda estamos muito longe atingi-las. Isso porque a Convenção diz que os países que assinaram o documento devem ter, pelo menos, 10% dessas áreas protegidas em Unidades de Conservação. Porém, no Brasil, temos apenas 2%”, explica.

As propostas podem ser apresentadas por pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como organizações não-governamentais, fundações ou associações privadas, nas seguintes linhas temáticas: 1. Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Integral (continentais e marinhas) e RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural): criação, ampliação e execução de atividades prioritárias de seus Planos de Manejo; 2. Espécies Ameaçadas: execução de ações prioritárias dos Planos de Ação Nacional (PAN) para espécies e ecossistemas e definição de status de ameaça; 3. Estudos e ações de proteção e redução das pressões sobre a biodiversidade marinha.

Neste edital, a Fundação irá direcionar R$950 mil para os projetos selecionados, sendo que não há o estabelecimento de valores mínimos ou máximos para as propostas. A cada edital, em média, são apoiadas 15 iniciativas, que devem ter duração de até 24 meses.

As propostas recebidas passarão pelas seguintes etapas de seleção: 1. Qualificação: análise preliminar quanto ao enquadramento das instituições e das temáticas das propostas às exigências do edital; 2. Análise técnica por consultores especialistas voluntários; 3. Análise técnica realizada pelo Comitê Técnico, que indica o nível de prioridade das propostas, entre todas as qualificadas, considerando que são prioritárias aquelas que trazem resultados diretos para a conservação da natureza; 4. Análise e deliberação final: o Conselho Curador da Fundação analisa as propostas qualificadas e os pareceres dos consultores especialistas e do Comitê Técnico, e definem, com base no orçamento disponível por edital, as propostas que receberão o apoio.

Os interessados podem fazer a sua inscrição pelo site da Fundação. Em caso de dúvidas, os proponentes podem entrar em contato pelos telefones: (41) 3318-2639 e 3318-2638 ou pelo e-mail:[email protected].

A Fundação Grupo Boticário é associada do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional