Fundação Iochpe inaugura 12 novas escolas Formare

Por: GIFE| Notícias| 22/03/2004

Até o final do mês de março, a Fundação Iochpe fará a inauguração de 12 novas escolas da Rede Formare. As unidades serão implantadas por empresas de Campina Grande (PB), Estância Velha (RS), Lavras (MG), Maringá (PR) e das paulistas Barueri, Caçapava, Campinas, Cotia, Hortolândia, Mauá, Mococa e São Bernardo do Campo.

Em 2003, o número de jovens atendidos pelo programa cresceu cerca de 63%, somando 620 alunos em 31 escolas. Até o final deste ano, a expectativa é que a rede tenha 60 escolas, com 1.200 adolescentes em formação. Atualmente, são mais de mil educadores voluntários atuando em todo o país.

A Rede Formare é dedicada à formação profissional de jovens de comunidades de baixa renda. Cada unidade é operada por uma empresa, com a participação de seus funcionários, que atuam como educadores voluntários, ministrando aulas para grupos de jovens entre 15 e 17 anos, selecionados entre a comunidade local.

Os cursos acontecem de acordo com a área de atuação da empresa e as necessidades do mercado de trabalho de cada região. Entre outros temas, há aulas sobre ética, empreendedorismo e informática. Para participar, a empresa precisa destinar espaço físico, definir um coordenador interno para o programa e contribuir para o Fundo de Desenvolvimento da Metodologia Formare.

Estatísticas das empresas participantes indicam que 85% dos alunos conseguem uma colocação no mercado de trabalho. Além disso, 89% dos funcionários que se engajam no programa afirmam que ser um educador voluntário gera benefícios na vida profissional e pessoal. A busca por uma vaga nas escolas Formare chega a atingir, em algumas comunidades, o índice de 40 candidatos por vaga.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional