Fundação Israel Pinheiro é nova associada GIFE

Por: GIFE| Notícias| 11/03/2011

A Fundação Israel Pinheiro é a mais nova associada à Rede GIFE de Investimento Social Privado. O Conselho de Governança do GIFE reconheceu, na ultima semana, o investimento social da organização, desenvolver, implementar e orientar ações e projetos sociais sustentáveis como uma prestadora de serviços para governos em áreas como educação e meio ambiente.

A origem da organização é familiar e foi criada em 1994 com o objetivo de preservar o legado de seu patrono, o ex-governador de Minas Gerais, Israel Pinheiro. Ele tem em seu currículo o comando, como engenheiro-chefe, da construção de Brasília, foi o primeiro presidente da Companhia Vale do Rio Doce.

A FIP executa projetos nas seguintes áreas:

Cultura: Elaboração de políticas culturais municipais; dossiês para o ICMS Cultural; programas de educação patrimonial; inventários de bens culturais; pesquisa e preparação para registro de patrimônio imaterial; revitalização de núcleos urbanos históricos.

Meio ambiente: Gestão de resíduos sólidos; revitalização de bacias hidrográficas; diagnósticos ambientais; recuperação de áreas degradadas; planos de manejo.
Planejamento urbano: Elaboração e revisão de planos diretores participativos e legislação complementar; planos e projetos de regularização fundiária; planos locais de habitação de interesse social; planos de redução de áreas de risco; planos e projetos de transporte e trânsito.

Tecnologia: Sistemas de informação da gestão pública da saúde, sistemas de georreferenciamento e cadastramento imobiliário; sistema gestão e modernização da educação; sistema de nota fiscal eletrônica.

A Fundação Israel Pinheiro tem uma estrutura composta por três unidades – a sede administrativa, em Belo Horizonte (MG), o Museu Casa João Pinheiro e Israel Pinheiro, em Caeté (MG), e o Espaço Israel Pinheiro, em Brasília (DF), museu interativo inaugurado em 2010.

As receitas financeiras da FIP são constituídas basicamente de taxas de administração obtidas na gestão desses projetos.

Saiba mais sobre o nosso mais novo associado, aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional