Fundação Itaú Social apoia iniciativas dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente

Por: GIFE| Editais| 08/06/2015

A Fundação Itaú Social lança, mais uma vez, o Edital de Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o país podem enviar propostas de ação em educação integral, que contribuam para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes em seu município.

A Fundação é a responsável pela seleção das iniciativas que serão beneficiadas pelos recursos destinados aos Fundos, provenientes de parte do Imposto de Renda devido das empresas pertencentes ao Conglomerado Itaú UnibancoHolding S.A. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do IR devido. O Itaú mantém essa prática há 14 anos e já beneficiou 1.198 projetos de organizações não governamentais e instituições sociais.

A iniciativa demonstra uma postura responsável e cidadã da empresa, pois trata-se de uma forma de participar da sociedade, destinando o seu imposto e podendo acompanhar onde está sendo aplicado. Ou seja, é possível ter um controle do gasto público”, comenta Cláudia Sintoni, coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social.

Em 2014, o edital recebeu cerca de 350 propostas, sendo que 75 foram apoiadas – sendo 28 do Nordeste; 24 do Sudeste; dez do Sul; cinco do Norte; e oito do Centro Oeste. Neste ano, o edital tem como foco principal as iniciativas que promovam a educação integral, causa principal da Fundação Itaú Social.

Entedemos que a educação não está restrita à escola, mas está sim em diversos lugares, espaços e tempos. E, para que ela possa ocorrer, é preciso uma intensa articulação entre políticas, programas, equipamentos etc. Acreditamos que os conselhos podem ser atores importantes nessa articulação local. Além disso, são eles que entendem quais são as prioridades para a infância nas cidades. Por isso, queremos fortalecer essa estrutura, que tem que diagnosticar as prioridades e definir as iniciativas a serem desenvolvidas”, esclarece Cláudia.

A coordenadora explica que, após o recebimento das propostas, a Fundação faz uma análise técnica das iniciativas e, as pré-selecionadas, são apresentadas ao Comitê do Itaú para a ratificação das indicações. Claudia ressalta a importância desse processo, pois envolve a liderança do banco na causa.

Todas as iniciativas apoiadas por meio do edital são acompanhadas pela Fundação, por meio de relatórios e diversos voluntários da empresa se envolvem também nos projetos ajudando na interação com a proposta de atuação da Fundação.

Há dez anos, dentro também do Programa Itaú Criança, é realizada uma campanha junto aos funcionários a fim de incentivá-los a fazerem sua doação do Imposto de Renda para os Conselhos Municipais, enquanto pessoa física. Além de divulgarem muitas informações sobre o tema, a empresa e a Fundação facilitam a participação dos colaboradores, que têm o desconto feito em conta, por exemplo.

A Fundação está selecionando, entre os 75 projetos apoiados em 2014, cerca de 10 que serão indicados aos funcionários para que possam fazer sua destinação do imposto. A proposta é indicar as iniciativas que desenvolveram ações exemplares e têm condições de apresentarem resultados.

Serviço

Os conselhos interessados em enviar suas propostas podem fazer a inscrição até o dia 15 de julho. As informações sobre os critérios e etapas de seleção estão disponíveis no edital. Durante os meses de agosto e setembro as propostas serão analisadas e a divulgação dos resultados será em 30 de setembro. Para outras informações ou dúvidas, os conselhos podem enviar e-mail para:[email protected].

A Fundação Itaú Social é associada GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional