Fundação Itaú Social inicia atividades do Ciclo de Debates de Gestão Educacional 2015

Por: GIFE| Notícias| 25/05/2015

A Fundação Itaú Social promove, no dia 11 de junho, em São Paulo, a primeira atividade do ano do Ciclo de Debates de Gestão Educacional (veja abaixo como participar). A iniciativa, criada em 2011, tem o objetivo de ampliar a reflexão e o debate sobre estratégias e experiências que colaborem com o trabalho de gestores e contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública.

Percebemos que havia uma demanda por espaços de discussão que colocassem numa mesma instância representantes de Ongs, especialistas, gestores públicos que estão atuando na ponta, por exemplo, entre outros atores. Percebemos que, muitas vezes, os debates ficam muito restritos a públicos específicos. Estes são espaços importantes, claro, mas é preciso também promover outros momentos para que eles estejam lado-a-lado e debatam soluções e estratégias para a implementação de políticas públicas”, ressalta Patricia Mota Guedes, gerente de educação da Fundação Itaú Social.

O evento tem sempre a duração de um dia por edição e concentra seminários e debates com a presença de gestores públicos e também de especialistas internacionais, que expõem temas que estão em pauta sobre gestão educacional no mundo. “A proposta ao trazermos também experiências internacionais é gerar provocações e novos aprendizados”, comenta Patricia.

Por isso, a próxima edição do Ciclo de Debates terá como tema: “Formação de lideranças escolares na Inglaterra: reflexões para o Brasil”. A Inglaterra tem um dos sistemas educacionais que, movidos pela busca de qualidade com equidade, tem investido com sucesso no desenvolvimento de suas lideranças escolares. Além de aprimorar a seleção, formação e avaliação, o país inovou nas formas de governança, autonomia e responsabilização. O seminário discutirá os principais elementos dessas mudanças e suas contribuições para os atuais debates e esforços em gestão escolar no Brasil.

Na ocasião, estarão presentes Andry Reid, diretor de Inspeções Institucionais do Ofsted (escritório de padrões na educação), da Inglaterra, além dos pesquisadores Adrian Ingham e Maria Carolina Nogueir Dias, que irão apresentar os resultados do estudo: “O sistema de formação de lideranças na Inglaterra: possíveis alternativas para o Brasil”.

Patricia Guedes ressalta que a Fundação decidiu por este tema para o Ciclo de Debates em função do espaço que tem ocupado na agenda pública. “Há um movimento do governo federal, estados e municípios em valorizar mais os diretores escolares e a rever os processos de seleção destas lideranças, olhando mais para critérios, perfis etc. Isso porque a qualidade deste diretor irá influenciar diretamente na qualidade do ensino”.

De acordo com gerente da Fundação, a Inglaterra tem se destacado por investir na liderança compartilhada, ou seja, não apenas nos diretores, mas também nos coordenadores e professores que podem ser lideranças de formação dos seus pares para aprimorar práticas educacionais.

Além disso, na Inglaterra, há um outro fator interesante que é a governança. O sistema permitiu que as escolas criassem redes e grupos e passassem a funcionar como um colegiado, dando apoio umas às outras, tanto de colaboração para superar desafios, quanto para ajudar em formação, ferramentas etc”, destaca.

No segundo semestre, um novo debate deverá ser promovido com outra temática. Segundo a gerente da Fundação, a iniciativa tem conseguido cumprir um papel fundamental na disseminação de ideias, conhecimentos e conteúdos, que provocam reflexões e inspiram gestores na tomada de decisões.

Em 2014, por exemplo, o tema de ‘tutoria’ do ciclo teve um efeito grande de disseminação deste conceito e na metodologia para a formação de serviço na escola. Algumas redes, como Goiás e Ceará, por exemplo, passaram a implementar essas estratégias discutidas no Ciclo para todas as suas escolas”.

Todos os materiais discutidos nos debates já promovidos pela Fundação estão disponíveis para acesso no site (clique aqui).

Serviço

Evento: Ciclo de Debates: “Formação de lideranças escolares na Inglaterra: reflexões para o Brasil”

Data: 11 de junho

Horário: das 8h30 às 12h30

Local: Centro Empresarial Itaú Unibanco – Auditório Guajuviras (Praça Alfredo Egydio de

Souza Aranha, 100 – Jabaquara – São Paulo)

Inscrições: serão realizadas pelo telefone: 0800-777-0155

A Fundação Itaú Social é associada do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional