Fundação Itaú Social lança publicação sobre parcerias entre organizações da sociedade civil e escolas públicas

Por: GIFE| Notícias| 16/11/2015

Quais os caminhos a serem percorridos para desenvolver uma parceria efetiva entre escolas e organizações da sociedade civil para a promoção de uma educação integral de crianças e adolescentes? Quais os desafios deste tipo de atuação? Quais os resultados concretos que podem ser alcançados a partir dessa estratégia de ação?

Estas são algumas respostas que buscam ser respondidas na nova publicação “Organização da Sociedade Civil e Escola Pública – Uma parceria que transforma”. O livro acaba de ser lançado pela Fundação Itaú Social, o UNICEF e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), como resultado de um trabalho de acompanhamento e assessoria que as entidades realizaram ao longo de 2014 com as 32 instituições finalistas na edição de 2013 do Prêmio Itaú-Unicef.

O projeto surgiu da constatação de que as relações entre escola e organizações sociais vêm se estreitando e podem ser ampliadas. A publicação ressalta que essas práticas foram organizadas para atender às demandas de educadores, tanto por conhecimento prático, como por reflexão teórica sobre o tema.

Para as instituições organizadoras do livro, entende-se por educação integral aquela que articula atores, espaços e saberes e promove o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. A educação integral também estimula a participação efetiva da população no próprio desenvolvimento social, de modo a construir relações socialmente justas em nosso país.

“Esse conceito reconhece que a escola continua a ter um papel fundamental na formação das crianças, adolescentes e jovens, mas não é a única responsável na promoção da educação integral. Por isso, desde o seu início, o Prêmio Itaú- -Unicef busca estimular parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas no desenvolvimento de projetos socioeducativos. Esses projetos devem contribuir com as políticas públicas de educação integral para crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica”, aponta o livro.

Patricia Mota Guedes, gerente de Educação da Fundação Itaú Social, destaca que trata-se de um tema de grande relevância, intensificado com o fortalecimento do terceiro setor e a necessidade de ações coletivas, envolvendo setor público e sociedade civil, para enfrentar os desafios educacionais do país. “A educação integral para acontecer na prática precisa articular atores, espaços e saberes. Há muitas experiências bem-sucedidas de parcerias lá na ponta, que são conhecidas apenas no seu bairro, talvez no máximo na sua cidade. Quisemos dar luz a esse protagonismo local para inspirar e apoiar outros esforços na mesma direção que acontecem por todo o Brasil”, explica.

Entre as temáticas abordadas na publicação está o conceito de parceria, suas variadas possibilidades, sua importância para a educação integral de crianças e adolescentes, além de destacar os elementos que favorecem as parcerias e quais são as diferentes lógicas, funções sociais e modos de funcionamento de OSCs e escolas.

Cada capítulo traz ainda artigos de especialistas e sugestões de atividades práticas que podem contribuir na definição das ações em conjunto. Inclue, ainda, experiências bem-sucedidas de trabalho em dupla feito por organizações e escolas que visam inspirar os leitores.

“Desejamos que esse material auxilie a aproximação entre organização social e escola pública, a criação de redes de diálogo e planejamento conjunto de alternativas que ampliem as oportunidades e a diversidade de aprendizagens”, afirma Patricia.

O livro está disponível no site Educação e Participação para download gratuito.

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