Fundação Kellogg comemora 75 anos e cria documento pela juventude

Por: GIFE| Notícias| 18/07/2005

Em comemoração ao seu 75º aniversário, a Fundação Kellogg promoveu uma conferência internacional, no início de junho, em São Paulo (SP), com o tema “”Associando-se à Juventude para Construir o Futuro””. O objetivo foi mobilizar parceiros em torno do tema da juventude e propor ações que tenham o jovem como protagonista.

Quatro palestras abriram o evento: “”O Contexto da Juventude na América Latina””, com a diretora do Instituto de Investigações Sociais da Costa Rica, Dina Krauskopf; “”Subjetividade da Juventude (o que os jovens querem)””, com Regina Novaes, subsecretária da Secretaria Nacional de Juventude; “”Movimentos Sociais Juvenis””, com o cientista social Bernardo Kliksberg; e “”Políticas Públicas para a Juventude””, com Yuri Chillán, ex-vice-ministro para Juventude da Colômbia.

Após a exposição dos palestrantes, os convidados reuniram-se para discutir os assuntos abordados e, a partir daí, propor ações efetivas. Jovens e representantes de organizações sociais de toda a América Latina expuseram suas idéias e levantaram temas como integrar jovens de classes sociais distintas e aumentar o diálogo intergeracional.

As discussões serviram de base para a formulação do Chamado à Ação, documento que reúne as principais propostas para ações na área de juventude e desenvolvimento. A escolha foi feita por meio de uma votação democrática, que abriu espaço para argumentações dos participantes. Em alguns meses o documento será publicado como base de orientação para autoridades governamentais, movimentos de jovens e organizações sociais para projetos nessa área.

A Conferência “”Associando-se à Juventude para Construir o Futuro”” reuniu mais de 250 pessoas, sendo 130 representantes de organizações sociais latino-americanas, jovens de 20 países apoiados pela Fundação Kellogg e membros da diretoria internacional da instituição. O evento, que durou três dias, fez parte de uma série de ações que acontece por ocasião do 75º aniversário da fundação. Além da América Latina, elas ocorrem no sul da África e nos Estados Unidos, abordando temas como saúde, filantropia, educação e desenvolvimento rural.

Fundação Kellogg – Criada nos Estados Unidos pelo pioneiro da indústria de cereais Will Keith Kellogg, a Fundação Kellogg é hoje uma das maiores financiadoras privadas do mundo, atuando nos Estados Unidos, América Latina e Caribe, sul da África, entre outros.

A América Latina entrou na programação da fundação no início da década de 40. Desde então, mais de dois mil projetos receberam apoio na maioria dos países latino-americanos e alguns do Caribe. As áreas beneficiadas são o sul do México e América Central (incluindo Haiti e República Dominicana), Nordeste do Brasil, região andina da Bolívia, Peru e Equador. Atualmente, o orçamento anual da instituição para a região é de US$ 24 milhões.

A estratégia de trabalho é financiar conjuntos de projetos que envolvam ONGs, governos locais e a sociedade civil (empresas, comércio, comunidade em geral), buscando influenciar políticas públicas direcionadas à juventude e quebrar o ciclo de reprodução da pobreza.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional