Fundação Kellogg qualifica estudantes

Por: GIFE| Notícias| 22/10/2006

A Fundação Kellogg e a ANDI (Agência Nacional dos Direitos da Infância) implementaram um projeto de cooperação para a qualificação dos estudantes de jornalismo. Dentre outras ações, o Programa InFormação vai oferecer 30 bolsas de R$ 300 para universitários interessados em desenvolverem Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) que façam a interface entre jornalismo/comunicação e as políticas públicas sociais.

A idéia partiu de uma constatação simples: a maioria dos jornais brasileiros costuma valorizar matérias sobre política ou economia, em vez de temas como educação, desigualdades, preconceitos de sexo ou etnia, políticas públicas ou direitos humanos, que são abordados de forma pontual pelas redações. Assim, é possível entender a ausência destes temas na formação dos jornalistas nas universidades públicas e privadas do país.

Para o professor de Comunicação da Universidade de Brasília, Luiz Motta, introduzir a discussão sobre a cobertura de temas sociais nos cursos de jornalismo é uma medida urgente. “”Esses assuntos têm sido negligenciados. A agenda social recebe pouquíssima atenção apesar de ser a mais dramática questão brasileira””, afirma.

Além do apoio aos Trabalhos de Conclusão de Curso, o Programa InFormação irá desenvolver outras ações de cooperação com as universidades, como um Concurso de Monografias, Dissertações e Teses; publicações focadas nos principais elementos da cobertura da agenda social; um banco de trabalhos acadêmicos e o apoio a disciplinas especiais nas universidades.

Já está em andamento, em parceria com a Faculdade de Comunicação da UnB uma disciplina obrigatória sobre crítica da mídia. Entre as discussões, os alunos são convidados a refletir sobre temas como desenvolvimento humano, desigualdade, direitos de crianças e adolescentes, educação, exploração e abuso sexual, questões de diversidade (cor, etnia, gênero, deficiências).

Candidatos – Poderão concorrer às bolsas estudantes de graduação de quaisquer instituições de Ensino Superior brasileiras que estejam cursando, preferencialmente, Jornalismo. Outras áreas da Comunicação como publicidade, audiovisual, cinema, e demais áreas de formação também podem participar do processo de seleção desde que os projetos sejam co-orientados por um professor vinculado a um curso de jornalismo ou, excepcionalmente, Comunicação. As bolsas têm a duração de seis meses, e na sua primeira etapa beneficiarão trabalhos concluídos até 31 de julho de 2007.

Inscrições – Os interessados deverão fazer uma pré-inscrição no site do programa www.infomacao.andi.org.br e enviar até o dia 8 de dezembro, o projeto original e a cópia do histórico escolar, conforme as regras do edital disponível na internet.

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