Fundação Kellogg se une à Rede Amiga da Criança
Por: GIFE| Notícias| 20/02/2006Educação profissional para 200 adolescentes e jovens em situação de rua. Esse é o propósito do Projeto Crer, lançado pela Rede Amiga da Criança com o apoio da Fundação Kellogg. A coordenação está a cargo do Lar Dom Calábria e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – MA, que já desenvolve ações formativas relativas ao exercício do protagonismo juvenil.
Com recursos assegurados para dois anos de execução, o Crer atenderá em cinco áreas urbanas de baixa renda em São Luís (MA), de maior procedência de crianças e adolescentes em situação de rua: Centro, Bares/João Paulo, Coroadinho, Anjo da Guarda e Vila Embratel.
Além de capacitação em informática, serão realizadas oficinas pedagógicas, na perspectiva da formação, discutindo temáticas variadas, a partir da demanda do próprio grupo, tais como cultura, esporte e lazer, relações interpessoais, ética e cidadania, meio ambiente, comunicação e expressão, saúde, sexualidade, gênero e etnia e violência, entre outras.
As ações de formação geral, cursos e oficinas de capacitação culminam com a realização de projetos coletivos de intervenção social e iniciativas de empreendimentos. Desta forma, os jovens poderão aplicar em suas comunidades os conhecimentos aprimorados nos cursos.
Também acontecerão atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades específicas que contribuem diretamente para a inserção no mundo do trabalho. Nesta etapa, serão realizadas as oficinas de aprendizagem e produção nas áreas de confecção de brinquedos artesanais (pano e madeira), reciclagem de papel, serigrafia e montagem e manutenção de computadores.
Ao final das oficinas, será viabilizado um ponto de exposição e venda, a ser gerenciado pelos próprios adolescentes/jovens e monitorado pela coordenação do projeto. A continuidade da produção será estimulada através da busca de microcrédito individual ou grupal pelos próprios adolescentes e jovens.