Fundação Lemann anuncia parceria para investimento em educação no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 19/06/2017

A Fundação Lemann anunciou parceria com a Omidyar Network em uma iniciativa que tem como objetivo incentivar empreendedores comprometidos com a educação a desenvolver soluções tecnológicas que facilitem a implantação da Base Nacional Curricular Comum. A versão mais recente da Base, anunciada pelo Ministério da Educação em abril, define o que todos os alunos têm o direito de aprender em sua vida escolar e é uma política de estado, prevista no Plano Nacional de Educação.

Juntas, a Fundação Lemann e a Omidyar Network investirão, em um ano, 3 milhões de dólares para buscar e apoiar empreendedores e projetos que facilitem a implementação da Base por meio de tecnologia. As soluções podem ter impacto direto na sala de aula e servir para professores ou alunos, mas também podem apoiar a gestão escolar, elaboração de currículos, rotina de secretarias de educação, envolvimento dos pais e responsáveis, entre outros.

Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, afirma que a Base abre caminho para garantir que todos os alunos brasileiros tenham os mesmos direitos à aprendizagem. “Sabemos dos desafios que educadores, gestores escolares, pais e responsáveis terão para trazer a Base para dentro da escola. Acreditamos que este investimento em tecnologias focadas poderá ajuda-los a garantir o acesso a uma educação de qualidade a todos.”

As organizações esperam identificar ferramentas que, de forma inovadora, acessem os diferentes níveis de aprendizado dos estudantes e desenvolvam planos de aprendizado para suas necessidades. Essas ferramentas devem ter impacto direto em sala de aula e no aprendizado do estudante. “Nós vemos uma grande oportunidade em investir em ferramentas inovadoras que podem melhorar os resultados de aprendizagem no Brasil”, diz Eliza Erikson, venture partner da Omidyar Network.  

Esta é a segunda parceria feita pela Fundação Lemann com essa finalidade. Em março deste ano, foi anunciado um coinvestimento com o Google.org para que a Nova Escola desenvolva, com os melhores professores de todo o Brasil, uma plataforma digital com recursos pedagógicos de qualidade alinhados à Base.

Interessados em inscrever projetos e ações inovadoras e em receber mais informações sobre a iniciativa devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional