Fundação Lemann cria centro de estudos dedicado à educação brasileira
Por: GIFE| Notícias| 30/09/2011Um novo centro de estudos dedicado à educação brasileira funcionará na Universidade Stanford, uma das melhores do mundo, a partir do ano que vem. O Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil (Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira) vai oferecer bolsas de pós-graduação para pesquisadores brasileiros, apoiar a formação de professores no país e se dedicar a pesquisar políticas educacionais e inovações para o Brasil.
O programa é uma parceria da Escola de Educação da universidade californiana com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação pública no Brasil. “Queremos formar uma nova geração de profissionais da educação no país e incentivar a pesquisa de políticas inovadoras, que nos façam avançar mais rápido”, explica Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.
O novo centro será inaugurado em 2012 e conta com um plano de atividades para os próximos dez anos. Dentre as principais iniciativas previstas para o período, destacam-se:
– formação de pesquisadores: serão oferecidas pelo menos três bolsas por ano para brasileiros fazerem pós-graduação em educação em Stanford e uma bolsa anual para profissionais brasileiros passarem de três a seis meses como pesquisadores visitantes na universidade;
– apoio à formação de professores do ensino básico: anualmente, um grupo de oito brasileiros participará do treinamento oferecido pelo Stanford Teacher Education Program (STEP) para coordenadores e diretores de cursos de formação de professores;
– produção e disseminação de pesquisas inovadoras para a educação brasileira: um grupo de quatro professores de Stanford trabalhará em colaboração com bolsistas e outros pesquisadores para produzir estudos de alta qualidade sobre políticas públicas, tecnologia e empreendedorismo na educação, sempre com foco no Brasil. O objetivo é propor soluções inovadoras para o ensino no país. Um seminário anual apresentará os principais resultados.