Fundação Lemann oferece formação para gestores de escolas públicas

Por: GIFE| Notícias| 04/05/2015

Com a proposta de formar gestores para uma atuação mais qualificada no dia-a-dia das escolas, a Fundação Lemann, em parceria com a Elos Educacional, oferece o curso “Gestão para a Aprendizagem”. As inscrições para a nova turma estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de maio (veja abaixo como participar).

O curso é direcionado a diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas de Ensino Fundamental, que queiram implementar ações de impacto em suas escolas, visando melhorar o aprendizado dos seus alunos.

A formação tem carga horária total de 147 horas e será realizada na modalidade semipresencial, com um encontro presencial, além de atividades a distância, com o acompanhamento de um tutor durante todo o programa, e também o desenvolvimento de um plano de ação na escola.

O curso traz questões essenciais a respeito de gestão estratégica, oferecendo a possibilidade do cursista de se especializar em gestão pedagógica e formação de professores, gestão pedagógica e planejamento, gestão de resultados, gestão de pessoas e liderança, ou gestão de pessoas e clima escolar. No encontro presencial, serão apresentados casos, além da realização de oficinas práticas.

Guilherme Antunes, coordenador de Projetos da Fundação Lemann, destaca que a formação vem atender a uma demanda destes profissionais que buscam uma gestão escolar eficiente e com uma cultura de altas expectativas de aprendizagem para todos os alunos.

É muito comum que estes gestores sejam educadores, com formação apenas em Pedagogia ou alguma Licenciatura. Sendo assim, não conhecem rotinas de gestão, como estabelecer metas, como fazer um planejamento estratégico e implementá-lo, por exemplo. Por isso, o que esperamos com o curso é permitir que os gestores tenham mais domínio sobre feramentas de gestão, vejam a importância disso e se interessem por elas”, comenta.

Segundo Guilherme Antunes, nesta edição, a formação será oferecida em até seis pólos pelo país, de acordo com a demanda, incentivando a participação de profissionais de outros estados, além de São Paulo, como tem ocorrido no curso desde quando foi lançado, em 2013.

Como participar

Para esta edição do curso, serão oferecidas 700 vagas, sendo 350 duplas gestoras – compostas pelo diretor da escola e um coordenador pedagógico. Os interessados deverão fazer a sua inscrição pelo site e preencher um questionário online.

O programa é gratuito, sendo necessário apenas o pagamento de uma taxa de matrícula no valor de R$ 50 por escola.

O edital completo pode ser acessado aqui.

Outras oportunidades

A Fundação Lemann oferece diversas outras formações também direcionadas para educadores de escolas públicas do país. No segundo semestre, será oferecido o curso “Ensino Híbrido”, que orienta os professores a como aplicar tecnologias em sala de aula para qualificar o processo de ensino-aprendizagem. Outra formação que abrirá inscrições em breve é a de “Certificação”, que forma formadores de professores.

Um curso que está acontecendo no momento é o de “Gestã em Sala de Aula”, oferecido uma vez por ano, sobre técnicas e práticas que os professores podem aplicar em sala de aula para obterem melhores resultados de aprendizagem.

A Fundação Lemann é associada do GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional