Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal apóia política de redução da desnutrição infantil

Por: GIFE| Notícias| 10/03/2014

Com o objetivo de construir um modelo de atenção integral à saúde da criança em situação de desnutrição, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal apóia a realização no Estado de São Paulo do novo projeto criado pelo Ministério da Saúde: “Atenção Nutricional e Estímulo ao Desenvolvimento na Primeira Infância”.

A meta da iniciativa é articular ações conjuntas entre as áreas da saúde, educação e assistência social, que visam o combate à desnutrição infantil e à promoção do desenvolvimento nos cinco primeiros anos de vida. Uma alimentação inadequada neste período da vida pode afetar o crescimento e o desenvolvimento cognitivo, provocar baixa estatura, menor escolarização e redução da produtividade econômica, além de aumentar as chances de complicações como o aparecimento de doenças na fase adulta.

No Estado de São Paulo, os municípios participantes do projeto são Igaratá, Mineiros do Tietê, Itaju, Morungaba, Paulicéia e Salto de Pirapora, pois apresentam maior prevalência de casos de crianças menores de cinco anos com peso inadequado para a idade.

“Decidimos apoiar essa política pública, pois a promoção integral do desenvolvimento da primeira infância é o nosso principal foco de atuação e, o Ministério da Saúde, reconheceu essa expertise e nos convidou a compartilhar nossos conhecimentos nesta área. Além disso, a questão da nutrição é um dos fundamentos para um desenvolvimento sádio, juntamente com as relações sociais estáveis, segurança, educação, entre outras questões”, comenta Gabriela Pluciennik, coordenadora de programas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

O projeto faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para a execução dos compromissos pactuados na Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição (ANDI), que faz parte da Ação Brasil Carinhoso, criada em 2012 para melhorar as condições de vida das crianças de zero a seis anos e de suas famílias.

A execução das ações será realizada pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN). A Fundação e o Ministério irão acompanhar todo o desenvolvimento do projeto, com a disponibilização de materiais, orientações nas capacitações a serem oferecidas e na avaliação dos resultados.

A iniciativa contempla uma série de etapas. A primeira delas foi a realização de um encontro de sensibilização com os seis gestores dos municípios participantes. Durante o mês de fevereiro, os gestores tiveram como trabalho articular os Grupos Técnicos Intersetoriais que irão participar do projeto nas cidades. Já a partir deste mês, terão início os encontros de formação para os Grupos, além da elaboração de planos de ação para combate à desnutrição e estímulo ao desenvolvimento da primeira infância nos municípios.

Dentre as ações de qualificação planejadas, destaca-se o apoio para realização de oficinas de capacitação dos agentes comunitários de saúde para realização de visitas domiciliares para a atenção à desnutrição infantil e promoção do desenvolvimento na primeira infância, assim como de oficinas de capacitação dos profissionais da atenção básica para apoio e promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável.

Segundo Gabriela, a expectativa é que, ao final dos 15 meses de projeto, as cidades tenham iniciado efetivamente os planos de ação elaborados e que os municípios passem a notificar corretamente as informações a respeito deste tema no sistema de monitoramento. Isso porque acredita-se que exista ainda no país uma subnotificação dos casos, o que dificulta a realização de ações adequadas.

“Sabemos que o problema de desnutrição não se resolve em curto prazo. Mas, a nossa expectativa é acompanhar estas cidades e comparar, ao final do projeto, os resultados destes municipios com outros pelo país que possuem índices semelhantes e que não fizeram parte da iniciativa. Com isso, se tivermos bons avanços, a nossa intenção é levar a experiência para outros lugares do Brasil”, comenta a coordenadora de programas da Fundação.

Gabriela destaca ainda a importância deste engajamento da Fundação na política pública, algo ainda novo para a organização. “Trata-se ao mesmo tempo de um privilégio e também de um grande desafio. Já temos colaborado com outras iniciativas do Ministério, mais no sentido de alinhamento das nossas iniciativas com as políticas existentes. Mas, agora, vamos poder contribuir de fato para a qualificação desta política. Por isso, estamos com uma grande expectativa no projeto”, ressalta.

Seminário em São Paulo

A Fundação promove, em parceria com a FAPESP, no próximo dia 13 de março, o I Seminário de Pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil. O objetivo do encontro é divulgar os resultados de dez projetos de pesquisa selecionados na primeira Chamada de Propostas do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica firmado entre as duas instituições em 2010 nas áreas de Saúde, Educação, Economia, Pedagogia, Psicologia e Assistência Social. Também participam do seminário os coordenadores dos 16 novos projetos aprovados na segunda seleção de propostas, concluída em 2013.

O evento será na FAPESP, das 13h às 17h30, na rua Pio XI, 1.500, em São Paulo. Informações no site.

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal é associada GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional