Fundação Maria Cecília Souto Vidigal promove evento para apresentar iniciativas de primeira infância

Por: GIFE| Notícias| 17/08/2015

Com a proposta de compartilhar os resultados dos projetos vencedores do edital “Ações para o desenvolvimento integral na primeira infância”, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal realiza um evento, no dia 19 de agosto, em São Paulo. A iniciativa é promovida em parceria com o Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (SP).

Segundo Gabriela Aratangy Pluciennik, coordenadora de projetos da Fundação, a proposta do workshop é garantir um espaço para que os pesquisadores possam apresentar os sucessos e os desafios de se trabalhar com projetos de extensão voltados para a promoção do desenvolvimento na primeira infância. “Contamos com um importante engajamento de todas as equipes dos projetos para trilhar o desafio da Universidade de impactar políticas públicas nessa área”, ressalta.

Durante o encontro, serão apresentados cinco projetos desenvolvidos em diferentes faculdades da USP. O primeiro deles – “Kits lúdicos destinados às famílias, crianças e profissionais da educação” –, sob a coordenação da Profa. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto, da Faculdade de Educação, teve como proposta a produção e o uso de kits lúdicos para formar profissionais e familiares na educação das crianças de zero a cinco anos de idade.

Há ainda projetos com a proposta de realizar ações de intervenção preventiva na área de práticas educativas com familiares de crianças de zero a cinco anos para promover o desenvolvimento e prevenir problemas de comportamento na infância, assim como capacitar profissionais da Saúde da criança, a fim de sensibilizá-los e aumentar o grau de conhecimento sobre desenvolvimento típico e fatores de risco e mecanismos de proteção ao desenvolvimento.

Já no Instituto de Psicologia, a proposta do projeto é disseminar intersetorialmente junto a profissionais de Saúde, Educação e Assistência Social conhecimento científico referente à promoção de condições de desenvolvimento, identificação de sinais iniciais e intervenção oportuna no âmbito de equipamentos públicos.

O workshop contará ainda com debates e mesas de discussão sobre os trabalhos selecionados, com a coordenação científica do Prof. Dr. Rogério Lerner.

Os interessados em participar podem obter mais informações no site do evento ou pelo e-mail: [email protected].

 

Serviço

I Workshop “A USP e as Ações para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância”
Data: 19 de agosto

Horário: das 8h30 às 17h15

Local: Auditório do Conjunto Didático e Filosofia e Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (Sala 14) – Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária – São Paulo

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional