Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho faz campanha para arrecadação

Por: GIFE| Notícias| 30/07/2007

A Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, em parceria com a Brasken e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, apresentou, na última semana, uma ação inédita para o terceiro setor. Foi lançado programa de incentivo, que trabalha com a modalidade de matching policy. Entre seus objetivos está a captação de recursos entre pessoas físicas visando a garantir a sustentabilidade de projetos sociais a médio e longo prazos. A iniciativa integra a Rede Parceria Social.

“”É uma das carteiras de projetos mais inovadoras, pois toca no conceito de sustentabilidade financeira das organizações””, destacou o secretário Fernando Schüler. As experiências do Instituto do Câncer Infantil, que desenvolve ações como McDia Feliz e Corrida pela Vida, e da orquestra infanto-juvenil do Instituto Popular de Arte-Educação (Ipdae), formada por crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, foram destacadas por Schüler como exemplos de articulação da sociedade civil.

O gerente executivo da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Jéferson Weber dos Santos, disse que o projeto vai criar uma nova cultura no Rio Grande do Sul – a de fidelização de doações de pessoas físicas, prática comum em países desenvolvidos. “”O projeto vai desenvolver dois pressupostos: educação e responsabilidade, permitindo seu aprimoramento para que haja justiça e solidariedade””, disse o vice-presidente de Relações Institucionais da Brasken, Marcelo Lyra.

Este modelo de financiamento a organizações sociais caracteriza-se como ferramenta estratégica para organizações que necessitam construir uma carteira permanente de doadores, que façam contribuições periódicas. Até 15 de agosto, as instituições podem se inscrever na seleção pública da carteira de projetos mediante a apresentação de um plano de investimentos, acompanhado de estratégia de captação e fidelização de apoiadores.

As instituições selecionadas ganharão uma página no Portal Social www.portalsocial.org.br, ferramenta da internet por meio da qual se dará a captação dos recursos como também o aporte de valores complementares. As contribuições às instituições selecionadas que venham a ser efetuadas por doadores registrados em uma carteira de fidelização darão direito a uma complementação financeira a 50% do valor captado. Ou seja, cada R$ 10 contabilizados no Portal Social, o Fundo aportará complementarmente outros R$ 5.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional