Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho oferece curso online e premiação para projetos de incentivo à leitura

Por: GIFE| Editais| 27/08/2015

A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho está com inscrições abertas para a terceira edição do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, que visa colaborar com a melhoria da qualidade da Educação Básica no país.

A iniciativa, que tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), contempla duas principais ações. A primeira delas é uma premiação, que reconhece as práticas promovidas por educadores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para o estímulo às habilidades de leitura e escrita, assim como de jovens estudantes que buscam transformar os lugares em que vivem por meio de ações de fomento à leitura.

Já a segunda é o curso online “Cinco passos para a mediação de leitura”, oferecido gratuitamente para todos os interessados no país. A novidade é que agora a formação foi reconhecida pelas Secretarias de Estado de Educação de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Sendo assim, quem concluir as atividades virtuais da capacitação, receberá uma declaração de 20 horas, atestando a conclusão do curso. Já aqueles que enviarem o relato de mediação de leitura, efetivando a participação no Prêmio, irão receber um documento atestando 70 horas de participação.

Ao final do ano, as secretarias irão encaminhar um certificado, que professores e educadores poderão validar junto a instituições públicas de ensino, desde que a rede de ensino ligada a eles aceite a certificação das entidades gaúcha e catarinense.

Lucia Ritzel, gerente executiva da Fundação, destaca a importância das iniciativas que compõe o Prêmio, ou seja, unindo o reconhecimento de boas práticas, assim como a oportunidade de ampliação do conhecimento dos educadores no tema por meio de uma formação. “O que buscamos sempre é que os educadores possam melhorar as suas práticas”, comenta, destacando que, agora, os educadores terão também o seu trabalho reconhecido com a chancela das secretarias.

Nas duas edições anteriores, mais de 14 mil pessoas participaram do curso online e 16 projetos receberam o prêmio.

Premiação

O prêmio conta com três categorias. Os professores e educadores (bibliotecários, técnicos administrativos, gestores e demais profissionais) podem se inscrever nas categorias “Escola Pública” ou “Escola Privada”. Estes profissionais devem estar vinculados a instituições de ensino nos Estados do Rio Grande do Sul e/ou de Santa Catarina.

A estes educadores é proposto elaborar um relato que tenha como tema práticas de mediação de leitura. As atividades podem ser desenvolvidas em quaisquer áreas do conhecimento (e não apenas em Língua Portuguesa e Literatura).

Outra categoria é a de “Jovens Protagonistas”. Podem participar jovens de 14 a 24 anos, matriculados em escolas de Educação Básica – públicas ou privadas – nos estados do Rio Grande do Sul e/ou de Santa Catarina, interessados em promover ações de incentivo à leitura em espaços públicos (escolas públicas, bibliotecas, centros culturais, ONGs, entre outros).

A inscrição poderá ser feita individualmente ou em grupos de até cinco pessoas e deverá ser enviado um projeto de fomento à leitura a ser desenvolvido no ano seguinte à premiação. Para isso, receberão apoio da Fundação para a implementação dos mesmos.

A Fundação tem como norteador a aproximação com os jovens no sentido de trazê-los para atuar junto conosco. Por meio do apoio que vamos oferecer no desenvolvimento aos projetos deles, queremos é estimular a valorização do ambiente escolar como um lugar de alegria e de realizações e aprendizados significativos. A ideia é que eles possam vislumbrar a possibilidade de construir muitas coisas boas dentro da escola”, comenta a gerente.

Ao todo, serão selecionados 16 finalistas (8 em cada estado) e escolhidos 8 premiados: 4 escolhidos por especialistas: 2 educadores de Santa Catarina e 2 do Rio Grande do Sul (categorias Escola Pública e Escola Privada) e 4 escolhidos pelo Júri Popular: 2 educadores das categorias Escola Pública ou Escola Privada e dois Jovens Protagonistas. A participação é gratuita e a premiação irá entregar R$ 156 mil para finalistas, vencedores e instituições.

Todas as iniciativas finalistas serão divulgadas por meio dos veículos de comunicação do Grupo RBS – mantenedor da Fundação – a fim de disseminar as boas práticas. “Muitos educadores não reconhecem que aquela prática que fazem em sala de aula pode ser registrada e divulgada como um ‘case’, a que valorizada e aperfeiçoada. Queremos é mostrar, cada vez mais, que há sim muitos educadores buscando melhorar a qualidade da educação no país”, destaca Lucia.

Como participar

As inscrições para o prêmio podem ser feitas diretamente pelo site da iniciativa até o dia 17 de julho. Já os interessados em fazer o curso online, podem clicar aqui para obter outras informações a respeito. Esclarecimento de dúvidas podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho é associada GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional