Fundação Nestlé investe em projeto de educação ambiental

Por: GIFE| Notícias| 06/04/2009

A Fundação Nestlé Brasil, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e Secretaria do Meio Ambiente, está investindo R$ 650 mil em projeto pedagógico, voltado para questões relativas à preservação da água, patrimônio do planeta. Por meio de um teatro-aventura, o projeto “”Água Amiga”” traz interatividade com a natureza e coloca grupos escolares em contato com a realidade da água no mundo. O trabalho será realizado no Parque Ecológico do Guarapiranga, em São Paulo, a partir de abril.

Direcionado a crianças de 8 a 10 anos, o teatro-aventura Ácqusmón: O Segredo Milenar das Águas é uma criação do renomado diretor e autor de teatro Ricardo Karman, responsável por peças como “”Viagem ao Centro da Terra””, realizada em um túnel abandonado sob o rio Pinheiros, em 1992 e a “”Grande Viagem de Merlim”” em 1995. O espetáculo, de aproximadamente 2h30min de duração, envolve os participantes em inusitada expedição em busca da água pura, e conta com uma etapa a ser percorrida por trilha na mata e outra na água, em escuna que navega pela represa do Guarapiranga.

O trabalho de dramaturgia realizado propõe que público e atores, transformados num único elenco, mergulhem numa aventura com o objetivo de salvar a água do planeta. Para isso, terão que contracenar com “”povos fantásticos”” (Povo Sapo, por exemplo), deslocar-se por trilhas na mata, fugir dos “”inimigos”” que querem destruir o meio ambiente e elaborar estratégias para salvar o tesouro mais preciso do mundo, a água.

É importante ressaltar que toda a ação pedagógica desenvolvida é baseada na Declaração Universal dos Direitos da Água e propõe uma reflexão sobre temas como: desperdício, poluição, responsabilidade individual e a água como condição essencial à vida, junto aos participantes.

O projeto “”Água Amiga”” prevê a realização espetáculos para alunos de escolas públicas e privadas. A inscrição deve ser feita pelo site “”Criança Ecológica”” da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (www.criancaecologica.sp.gov.br). Aos sábados, o teatro-aventura será dedicado aos usuários espontâneos do Parque.

“”Desenvolver um trabalho focado na água faz parte dos objetivos do Programa Nestlé Faz Bem Cuidar da Fundação Nestlé Brasil que tem como meta disseminar conceitos relacionados à preservação do meio ambiente e reciclagem junto a escolas, por acreditar que a educação é a maneira mais eficiente de fazer com que pessoas se apropriem do conteúdo e possam aplicá-lo em sua realidade diária””, comenta João Dornellas, presidente da Fundação Nestlé Brasil.

O “”Água Amiga”” faz parte do Programa Criança Ecológica – desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e pelo Governo do Estado de São Paulo -, que possui ampla agenda de eventos com foco no meio ambiente por todo o Estado. Entre eles estão o “”Bicho Legal”” (Parque Zoológico – São Paulo), “”Verde Vivo”” (Jardim Botânico – São Paulo) e “”Pomar Urbano”” (Marginal Pinheiros).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional