Fundação Nokia lança novos projetos para melhoria da educação em Manaus

Por: GIFE| Notícias| 28/04/2014

Novas práticas de ensino, que visam incentivar o processo de aprendizagem dos estudantes e garantir acesso à inovação, começam a chegar às escolas públicas de Manaus (AM). A primeira delas é o projeto piloto de Robótica Educacional, promovido pela Fundação Nokia – nova associada do GIFE -, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) da cidade.

Ao longo de 2014, mais de 900 estudantes de sete escolas do município terão a oportunidade de se aventurar no mundo da robótica, com apoio e orientação de técnicos da Fundação. Os alunos participantes serão divididos em duplas e receberão três horas diárias de aulas teóricas e práticas sobre o tema.

Marden Santos, gerente de Relações de Mercado e Projetos da Fundação, explica que a proposta é, por meio das atividades práticas de robótica, potencializar o entendimento dos alunos sobre a sua capacidade de resolução de problemas e trabalhar o domínio de novas linguagens, alinhados às diretrizes do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Com isso, espera-se impactar na melhoria dos indicadores educacionais locais.

Os alunos terão a oportunidade de apresentar, ao final do processo, os seus trabalhos nas escolas e também serão estimulados a participar de competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Robótica e a Mostra Nacional de Robótica. “Vemos nestas iniciativas a oportunidade de mostrar ao aluno de que o recurso tecnológico também está disseminado pelo Brasil a fora e não é uma ação isolada. A participação nestes eventos possibilita aos estudantes um processo de intercâmbio cultural e educacional a fim de que possa refletir sobre o seu próprio desenvolvimento”, comenta Marden.

Outra novidade para este ano é o termo de parceria assinado com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas para a realização do projeto piloto Pró-Engenharias. A proposta é qualificar alunos do Ensino Médio que tenham o interesse em ingressar nas carreiras de engenharias. Para isso, a Fundação irá acompanhar, durante três anos, 40 jovens que participarão de uma formação no contraturno. Ao final do processo, espera-se que estes alunos sejam aprovados nas melhores universidades do Estado em cursos da área.

Todos os alunos receberão ainda uma bolsa por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. O processo de seleção dos interessados terá início em maio e a expectativa é já realizar a aula inaugural no mês de junho.

Apoio à educação

As duas novas iniciativas fazem parte da estratégia da Fundação Nokia em fomentar a formação integral de estudantes na região por meio do incentivo ao ensino, à pesquisa e à formação profissional.

Em Manaus, a organização conta com uma infraestrutura completa para oferecer educação formal (Ensino Médio, Ensino Médio Técnico e Cursos Técnicos) e cursos profissionalizantes (presenciais e online). Em 2014, um novo campus será inaugurado para triplicar a capacidade de atendimento e dar acesso a novos laboratórios.

Os cursos, principalmente para Ensino Médio Técnico, são concorridos, chegando a ter mais de 3 mil inscritos por ano. 70% das vagas são destinadas a alunos provenientes de escola pública. São oferecidas formações em: Eletrônica; Informática; Mecatrônica; e Telecomunicações.

Já o Curso Técnico, é voltado aos alunos egressos do Ensino Médio em aulas no período noturno, com duração de 18 meses, para desenvolver habilidades técnicas e ampliar oportunidades de crescimento profissional. A Fundação Nokia atua nos eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação e Produção Industrial.

“A excelência da qualidade da educação é o nosso principal pilar e o que nos diferencia localmente. Destacaria também a nossa carga horária prática, que é bastante significativa. Formamos um profissional que de fato está preparado para atuar no mercado de trabalho”, ressalta o gerente da Fundação.

Disseminando conhecimentos

Muitos ex-alunos que vivenciaram o dia a dia na Fundação Nokia passam a compartilhar seus conhecimentos em outra iniciativa promovida localmente, o projeto Pré-Nokianos. Desenvolvido há três anos, o projeto oferece aulas gratuitas de Língua Portuguesa e Matemática a alunos que cursam o 8º e 9º ano em escolas da rede pública da zona Sul de Manaus. O objetivo é preparar esses alunos para os processos seletivos de escolas de referência em Ensino Médio, como o Colégio Militar, Ifam e a própria Fundação Nokia.

A iniciativa, inclusive, foi homenageada com o Prêmio Ser Humano 2013, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-AM) a empresas de destaque social em nosso Estado. A entrega do prêmio foi realizada no dia 28 de março.

Os estudantes da Fundação também costumam receber seus próprios reconhecimentos, como foi o caso do trio de estudantes amazonenses, recém formado no Ensino Médio Técnico da Fundação Nokia. Eles criaram um dispositivo que, quando instalado em um automóvel, aciona a perícia e o socorro se o motor do carro parar bruscamente. O projeto, conhecido como DMAPS (Dispositivo Microcontrolado de rápido Auxílio à Perícia e Socorro de Acidentes Automobilísticos), foi premiado com a medalha de prata da categoria Engenharia na 12a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida em março deste ano, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O DMAPS também foi credenciado para a Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí-MCTEA, que será realizada em novembro, no Pará.

Na mesma feira, outros projetos, como o Harpia, comandado por ex-alunos da Fundação, também foram premiados. Além da medalha de bronze na Febrace, o Harpia, por exemplo, foi credenciado e vai participar da Genyus Olimpiad, que será realizada em junho deste ano, na Universidade do Estado de Nova York, nos Estados Unidos.

A instituição também enviou outros três trabalhos à Febrace: O Projeto DOM, um robô que auxilia nas tarefas domésticas; o SI-H2O, uma máquina que transforma a umidade do ar em água potável; e o CADV, um cinto que ajuda deficientes visuais a se locomover. Os projetos da Fundação estavam entre os 331 finalistas na Febrace que, por sua vez, foram escolhidos entre mais de 1.800 projetos inscritos em mais de 75 feiras afiliadas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional