Fundação Nokia prepara alunos para ingressarem em escolas de referência em Manaus

Por: GIFE| Notícias| 02/03/2015

Mais de 320 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Manaus, no Amazonas, recebem um novo apoio para que possam participar das provas de admissão de escolas de referência em Ensino Médio locais, como o Colégio Militar, o Ifam (Instituto Federal do Amazonas), entre outros.

O projeto “Vestibulinho”, realizado pela Fundação Nokia, com apoio da Petrobras, oferece aos estudantes aulas de Língua Portuguesa e Matemática aos sábados, com duração de cinco horas. A formação complementar à escola regular irá até o final de 2016, quando eles já estarão prontos para os processos seletivos.

Os alunos participantes são moradores de nove bairros da zona Leste de Manaus, que apresentam altos índices de vulnerabilidade social. Os 320 participantes foram selecionados a partir da divulgação da iniciativa em 18 escolas da rede municipal e estadual, sendo que mais de 470 fizeram a inscrição. Os que tiveram melhor desempenho em uma mini-prova aplicada, assim como demonstraram real interesse pelo projeto, foram admitidos.

Além das aulas, os alunos participam também de simulados periódicos, nos quais têm a oportunidade de conhecer de perto as provas das quais irão participar no futuro.

De acordo com Péricles Balderrama, coordenador do projeto, a iniciativa tem como metas: a permanência de 70% dos alunos durante os dois anos de curso; 95% dos alunos aprovados no ensino regular nas componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa; e que 20% deles sejam aprovados em exames das escolas técnicas de Manaus.

As duas primeiras metas servirão como base para possíveis mudanças, como a incorporação de novas metodologias. Na avaliação de Péricles, apesar do projeto estar ainda no início, já é possível verificar a boa receptividade, tendo em vista o alto índice de presença nas aulas.

O grande objetivo do projeto, lembra o coordenador, é mostrar aos estudantes de que, “por meio da educação, eles podem extrapolar os seus horizontes, mudando a sua realidade e a sua vida”.

O “Vestibulinho” segue a mesma proposta de outra iniciativa da Fundação, o projeto Pré-Nokianos, que é realizado há cinco anos. Nesta ação, ex-alunos que vivenciaram o dia a dia na Fundação Nokia compartilham seus conhecimentos com alunos que cursam o 8º e 9º ano em escolas da rede pública da zona Sul de Manaus. No projeto Pré-Nokianos mais 180 alunos participam das aulas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional