Fundação O Boticário lança projeto para conservar mananciais

Por: GIFE| Notícias| 15/10/2006

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza lançou o Projeto Oásis, iniciativa inédita no País que criará um sistema de pagamento por serviços ambientais a proprietários de terras que se comprometerem a conservar integralmente áreas de remanescentes de Mata Atlântica na região dos mananciais na Grande São Paulo.

Para viabilizar o projeto, a Fundação vai mobilizar empresários e proprietários de terras na região do projeto, além de organizações comprometidas com a conservação do meio ambiente. “”Vamos buscar a participação dos representantes do empresariado paulista em uma iniciativa de grande relevância, visibilidade e impacto ambiental e social””, diz Maria de Lourdes Nunes, diretora técnica da Fundação.

O projeto implantará áreas de conservação em terras particulares na bacia de Guarapiranga e nas Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia, na Região Metropolitana de São Paulo, numa região que ainda possui 40 mil hectares cobertos por vegetação natural, na forma de florestas e várzeas. A região é estratégica pela relevância ambiental e importância para a conservação dos recursos hídricos que garantem o abastecimento de água para quase 4 milhões de habitantes do município de São Paulo.

O Projeto Oásis pagará aos proprietários pela restrição de uso de suas áreas, a título de premiação, contribuindo com os esforços de conservação dos mananciais dessa região, em um mecanismo denominado “”adoção de áreas naturais””. Em seus primeiros dez anos, o projeto pretende cobrir uma área de 2.500 hectares, com investimentos de R$ 12 milhões – dos quais a Fundação arcará com R$ 4 milhões.

A conservação das áreas será de responsabilidade dos proprietários que aderirem ao projeto. A Fundação O Boticário responderá pela gestão dos recursos, elaboração do plano de manejo para as áreas, orientação técnica dos proprietários, para que apliquem as diretrizes do plano em suas propriedades. Os técnicos do projeto monitorarão as áreas protegidas e orientarão o cumprimento das metas para a conservação delas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional