Fundação O Boticário prorroga inscrições para Congresso

Por: GIFE| Notícias| 04/09/2009

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza prorrogou as inscrições para o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) até 14 de setembro. A decisão foi tomada para atender aos pedidos de instituições e pessoas que desejam participar do evento, mas não puderam se inscrever.

O evento acontece de 20 e 24 de setembro, no Expo Unimed, em Curitiba. As inscrições são on-line e podem ser feitas pelo site do evento: www.fundacaoboticario.org.br/cbuc. A decisão de prorrogar as inscrições também foi tomada com base no fato de que a nova gripe (H1N1) ainda preocupa alguns participantes, que preferem aguardar a situação amenizar para realizar inscrição no evento.

O tema do VI CBUC é “”Conservação das áreas naturais num mundo em transformação”” e tem como pano de fundo a discussão de ações práticas que contribuam para amenizar os efeitos nocivos das mudanças climáticas à manutenção da vida Terra.

Nas conferências, serão apresentados e debatidos exemplos e alternativas de como aliar a conservação da natureza ao desenvolvimento econômico. Por exemplo, especialistas vão apresentar ferramentas e exemplos bem sucedidos de pagamentos por serviços ecossistêmicos no Brasil, Europa, Estados Unidos, América Latina e México.

Do evento também sairá um documento científico com uma posição dos especialistas reunidos no congresso sobre mudanças climáticas. O objetivo é contribuir e influenciar as decisões que serão tomadas pelo Brasil na COP15 (15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que acontece em dezembro, na Dinamarca.

Com o término do inverno e o aumento das temperaturas no Sul do Brasil, no final do mês de agosto, a tendência é de que haja uma redução na incidência da doença, como já vem ocorrendo, segundo a Secretaria de Saúde do Paraná.

Mesmo assim, a organização do VI CBUC intensificará a limpeza durante os cinco dias do congresso e disponibilizará recipientes com álcool gel. Além disso, o ExpoUnimed foi vistoriado pela Secretaria de Saúde, que assegurou que, devido à localização e ventilação apropriada, o espaço apresenta boas condições para a segurança do público.

O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação é bienalmente promovido pela fundação desde 1997. O objetivo é disseminar conhecimento e propiciar a troca de experiências entre as pessoas que trabalham pela conservação de áreas naturais no Brasil e no mundo, com o intuito de viabilizar soluções práticas para a preservação da vida na Terra. A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza.

Criada em 1990 por iniciativa do fundador do Boticário, a atuação da Fundação O Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras organizações e disseminação de conhecimento.

Desde a sua criação, a Fundação O Boticário já apoiou em todo o Brasil, 1.194 projetos de conservação da natureza e mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica, e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.

Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ecossistêmicos em regiões de manancial, o Projeto Oásis. Criado em 2006, o projeto premia financeiramente proprietários que protegem suas áreas de mananciais na região da Bacia do Guarapiranga, na Região Metropolitana de São Paulo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional