Fundação Odebrecht recebe prêmio e lança núcleo de estudo

Por: GIFE| Notícias| 10/11/2008

Não faltam motivos para a Fundação Odebrecht comemorar os bons resultados dos últimos meses. Além de conquistar o 2º Prêmio ODM Brasil, concedido a iniciativas que contribuíram com resultados efetivos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, lançou o Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o prêmio reconheceu o trabalho realizado no Baixo Sul da Bahia, que beneficia 9.700 pessoas.

A segunda edição da iniciativa premiou 20 projetos de prefeituras e de associações civis que ajudam o país a avançar nas metas da ONU. Como única fundação empresarial a receber a distinção, a Fundação Odebrecht foi escolhida entre 1.092 práticas inscritas.

Também no mês de outubro, a fundação firmou uma parceria com a ONU no lançamento do Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa. O projeto tem como objetivo identificar, apoiar e disseminar experiências bem-sucedidas de governança participativa e desenvolvimento comunitário no Brasil e em outros países latino-americanos.

O espaço foi construído na Serra da Papuã, na cidade de Ibirapitanga, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, uma das cinco APAs que compõem o Baixo Sul da Bahia, região caracterizada pela riqueza de recursos naturais, grande potencial agroflorestal e baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

“”A escolha da localização é um importante diferencial, pois traz as discussões para o centro da problemática social, econômica e ambiental, onde os modelos são colocados em prática””, explica o diretor do Núcleo, Rogério Arns

“”O Brasil é um grande país, com grandes oportunidades, mas também desafios. Por ser multicultural, com etnias vindas de praticamente todos os continentes, articular a instalação de um núcleo aqui é conseguir um retrato global, num mesmo local””, afirma o membro da Divisão para Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento (DPADM) da ONU, Guido Bertucci.

Replicação

Iniciativas inovadoras e experiências que obtiveram bons resultados na América Latina serão mapeadas e documentadas. As metodologias e as técnicas extraídas desses modelos serão transmitidas em cursos de capacitação e treinamentos, com a mobilização de especialistas reconhecidos mundialmente.

Composta por complexo hoteleiro, núcleo de pesquisa, centro administrativo e vila, a sede do Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa foi preparada para receber cursos, seminários e encontros internacionais. Pesquisadores, estudantes e voluntários poderão usar as instalações para desenvolver trabalhos na APA do Pratigi.

Governança Participativa e Desenvolvimento Comunitário

Práticas saudáveis de desenvolvimento, somente terão perpetuidade a partir da cooperação e mobilização de governo, empresas, instituições sociais e indivíduos em torno de uma causa comum, o fortalecimento da capacidade de pessoas e comunidades assumirem a transformação de sua realidade. “”As pessoas não devem ser somente alvo dos resultados das ações sociais, mas precisam se apropriar dos processos””, diz Rogério Arns.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional