Fundação Orsa amplia atuação

Por: | Notícias| 10/12/2007

A Fundação Orsa, que atua em Itapeva (SP) e região há mais de dez anos, inaugurou, na última semana, a nova estrutura de seu Centro de Desenvolvimento Regional. O objetivo é intensificar o trabalho no sudoeste do Estado de São Paulo através de novos programas regionais, que contribuam para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

No evento também foi apresentada ao grande público a parceria entre a Fundação, a Prefeitura de Itapeva e o Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, no projeto CRESANS (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável). A iniciativa busca divulgar para a comunidade (tal como para educadores da rede pública de ensino) os benefícios da alimentação saudável na prevenção de doenças ocasionadas por desvios nutricionais.

Ao mesmo tempo, o projeto prevê a geração de renda por meio do ensinamento de técnicas de produção de alimentos nutritivos e de baixo custo -a chamada cozinha experimental.

Hoje, a Fundação Orsa desenvolve projetos e aplica diversas ações com ênfase em saúde, educação,geração de renda e promoção de direitos nas áreas urbanas e rurais da região.

Para alcançar seus objetivos, utiliza um modelo de atuação em rede que também envolve colaboradores, comunidades locais, universidades, empresas e a sociedade civil organizada. Os programas desenvolvidos pela Fundação Orsa atingem os 20 municípios do entorno de Itapeva e são idealizados com o propósito de serem replicados pela própria comunidade, garantindo continuidade e atingindo grande alcance e impacto na sociedade. As cidades abrangidas são Apiaí, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Coronel Macedo, Guapiara, Itaberá, Itaóca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul e Taquarivaí.

Sua forma de intervenção respeita fases de um processo que visa o desenvolvimento sustentável da comunidade envolvida. Após a definição do território de atuação, é feito um diagnóstico das necessidades, das potencialidades e das expectativas da população. A partir daí, a Fundação discute e apresenta projetos e ações que fortalecem o desenvolvimento local.

Para saber mais sobre a atuação da Fundação Orsa, acesse: www.fundacaoorsa.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional