Fundação Orsa combate desnutrição infantil

Por: GIFE| Notícias| 12/09/2005

Em comemoração ao Dia de Combate à Desnutrição (29 de agosto), a Fundação Orsa divulgou recentemente o número de atendimentos do Projeto Bandeira em 2005. Na cidade de Itapeva (SP), a iniciativa beneficiou, de janeiro a julho, 4.534 crianças de 0 a 3 anos com distúrbios nutricionais como desnutrição, anemia e obesidade.

O projeto baseia-se na realização de atividades preventivas voltadas a crianças em risco nutricional, buscando apoiar a diminuição do índice de mortalidade infantil. Para isso, são realizadas visitas domiciliares nas comunidades e palestras, abordando temas relacionados a alimentação saudável, aleitamento materno, anemia, obesidade e desnutrição infantil.

Uma equipe com pediatra, assistentes sociais, nutricionista e técnicos de enfermagem atua junto à comunidade, para conscientizar as famílias quanto à importância da nutrição na fase de desenvolvimento da criança. No ambulatório de especialidades, são trabalhados casos em que as crianças estão com baixo peso (desnutrição), com peso acima do ideal (sobrepeso/obesidade) ou com quadro de anemia.

Cada caso é acompanhado de perto pelos profissionais e, no decorrer do trabalho, são encaminhados para uma rede de atendimento local, onde têm acesso a medicamentos, exames complementares, cesta básica, creche, internação, entre outros. A cada semana, o programa Grupo de Mães apresenta uma palestra.

Para um atendimento abrangente à comunidade de Itapeva e região, a Fundação Orsa está finalizando as obras do Núcleo de Atendimento de Itapeva, uma área útil de mais de 1.000m2 com capacidade para ampliar o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. O Núcleo vai oferecer diferentes projetos ligados à educação infantil, formação social, convivência familiar e comunitária, enfrentamento à violência, educação ambiental e mundo do trabalho, além de ampliar o trabalho na área da saúde.

A obra está sendo viabilizada por meio de uma campanha de arrecadação de fundos, cuja meta é conseguir R$ 1,5 milhão. O Projeto Bandeira também é promovido em quatro municípios do Vale do Jari (divisa do Pará com Amapá, região de população ribeirinha).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional