Fundação Orsa comemora 10 anos de investimento social

Por: GIFE| Notícias| 27/09/2004

No último dia 14 de setembro, em um evento especial realizado no Sesc Pompéia, em São Paulo (SP), a Fundação Orsa comemorou 10 anos de atuação nas áreas de educação, saúde e promoção social, visando a formação integral de crianças e adolescentes em situação de risco.

Além do balanço dos resultados da organização, apresentado pelo presidente do grupo Orsa e instituidor da fundação, Sérgio Amoroso, oficinas interativas reproduziram alguns dos principais projetos. Mães do Vale do Jari fabricaram cestas e bijuterias e a banda Bate Lata, formada por crianças e adolescentes atendidos pela fundação em Campinas (SP), fez um show com a participação dos cantores Chico César, Lenine e Moska.

A Fundação Orsa conta com o repasse de 1% do faturamento bruto anual das empresas do Grupo Orsa e com recursos de diversas parcerias, que têm proporcionado o atendimento de mais de 1 milhão de pessoas por ano. Em 10 anos, são mais de R$ 52 milhões de investimento em cerca de 70 programas e projetos espalhados pelo país.

Atuando como “”sementeira””, a organização estabelece um modelo de ação que, após ser testado e aprovado, pode ser disseminado e ter seu alcance e impacto na sociedade multiplicado. Os projetos são desenvolvidos e implantados após a elaboração de um diagnóstico e a mobilização da comunidade e de voluntários. Depois, são mensurados e avaliados e chegam a influenciar e melhorar políticas públicas.

Entre as principais iniciativas da Fundação Orsa na área de educação estão o Programa de Inclusão Social e Construção da Cidadania, que trabalha com arte-educação, o Programa de Formação de Profissionais de Educação Infantil, o Programa de Gestão Pedagógica para a Infância (Progepi), o Prêmio Qualidade em Educação Infantil, o Projeto Bairro Escola, que tem como proposta transformar locais públicos em espaços educativos, e o Programa de Mobilização para a Educação.

Em saúde, há o Programa de Disseminação de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso – Método Mãe Canguru, o Programa de Promoção à Nutrição Infantil (Projeto Bandeira), a Quimioteca Fundação Orsa, lançada neste ano, e o Programa Saúde Bucal. Já na área de promoção social, a organização desenvolve os programas Geração de Riquezas, que tem como foco a geração de renda, Criar, que busca o retorno da criança de abrigo para a família, e Respeitar, que tem suas ações focadas na prevenção e no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

Clique aqui e leia artigo de Sérgio Amoroso sobre a profissionalização do investimento social das empresas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional