Fundação Orsa inaugura primeiro escritório de inclusão social da AL

Por: GIFE| Notícias| 02/10/2006

O Grupo Orsa, por meio da Fundação Orsa inaugurou um espaço de atendimento à comunidade do bairro do Glicério, localizado na Rua Barão de Iguape, 900. A parceria com a Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) visa a implementar na região o Projeto Nós do Centro, primeiro escritório experimental de inclusão social da América Latina.

Com o objetivo de contribuir com a comunidade, servindo como um centralizador de serviços sociais disponíveis pela Prefeitura de São Paulo, ONG′s e serviços voluntários da região, a iniciativa oferece cursos de capacitação e apoio familiar. A previsão é que até 2010 sejam 10 escritórios como esse na capital paulista.

O primeiro escritório experimental de inclusão social agregará importantes ações potencializando os projetos desenvolvidos pela Fundação, que na região será responsável pela elaboração de um plano de desenvolvimento, com a participação da comunidade. Outra atribuição da Fundação no contrato com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS), é a construção da metodologia de intervenção comunitária na região do Glicério e capacitação dos profissionais que participam do projeto.

A metodologia será depois replicada para os nove escritórios de inclusão social que serão abertos posteriormente. A etapa inicial será o cadastro único de cerca de duas mil famílias. O levantamento das potencialidades e necessidades indicará quais as prioridades para o desenvolvimento local.

“”O projeto Nós do Centro orientará o público com o objetivo de potencializar seus talentos e apoiar na busca de soluções para suas necessidades. O projeto expressa um perfeito modelo de atuação, com sinergia entre o poder público, o setor privado e a comunidade, em que todos exercem poder transformador na sociedade””, afirma Sergio Amoroso, presidente do Grupo Orsa.

Segundo ele, esta ação exprime o sucesso na busca de fortes parceiros, que agregam valores sociais, culturais e econômicos para as ações da Fundação Orsa. “”Estamos cumprindo com o objetivo de proporcionar programas de maior valia à comunidade, trazendo soluções efetivas e sustentáveis e dando continuidade, de forma mais ampla, a um trabalho de longa duração. E que realmente traz impactos positivos à qualidade de vida e estímulo para geração de renda””, completa Sergio Amoroso.

Para saber mais sobre as propostas do Projeto Nós do Centro e conhecer o histórico de trabalho na região acesse: Fundação Orsa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional