Fundação Orsa incentiva Lei do Menor Aprendiz

Por: GIFE| Notícias| 10/07/2006

O Grupo Orsa, por meio de seu braço social, a Fundação Orsa, apresenta a parceria com a Associação Franquia Solidária (AFRAS) no projeto “”Aprendiz no Franchising”” e na elaboração do Caderno Aprendiz, cartilha explicativa sobre a Lei do Menor Aprendiz. A lei estabelece cotas a para contratação e formação técnico-profissional de jovens entre 14 a 24 anos dentro dos princípios de proteção integral do jovem, garantidos pela legislação brasileira.

O objetivo é estimular franqueadores e franqueados a exercerem a sua responsabilidade social, contratando aprendizes para suas empresas, contribuindo assim, para a capacitação profissional e geração de renda. A cartilha está disponível para consulta no site da Fundação Orsa.

O projeto é mais do que um mero cumprimento da lei, uma vez que os franqueados, na maioria, são registrados no sistema Simples e por isso não estão dentro da categoria de cotas de aprendizes.

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias movimentaram R$ 35 bilhões em 2005. É o sexto maior mercado do mundo. Com 61 mil unidades, as 971 redes em operação contribuíram com 22 mil novos postos de trabalho no último ano. Ao todo, o setor emprega 553 mil pessoas. A contratação destes jovens é uma prática socialmente responsável.

A Associação Franquia Solidária é o braço social da ABF (Associação Brasileira de Franchising). A entidade centraliza as práticas de responsabilidade social, estimula novas atividades e propicia condições para a implantação ou continuidade de ações sócio-ambientais nas empresas do sistema.

Os parceiros também envolvidos no projeto são: ABRINQ, ETHOS, Fundação Gol de Letra e Fundação Yázigi.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional