Fundação Orsa investe em Rio Verde (GO)

Por: GIFE| Notícias| 17/11/2008

A partir de novembro, a população de Rio Verde, no interior de Goiás, passa a contar com um novo espaço voltado à formação e qualificação de jovens e adultos, com foco na geração de trabalho e renda para a comunidade local. A Escola de Confecção SER-PRO, idealizada a partir de parceria entre a Fundação Orsa, e a Associação Joanna de Ângelis (AJA), chega a Rio Verde com o objetivo de suprir a demanda por mão-de-obra especializada na região.

A escola inicia suas atividades oferecendo cursos de aprendizagem para jovens entre 16 e 22 anos, com carga horária de 800 horas, e cursos de qualificação profissional em costura em tecido plano, risco e corte e modelagem, voltado a jovens e adultos a partir de 18 anos, com duração de 300 horas. O conteúdo das aulas será ministrado pelo SENAI Rio Verde, responsável pela metodologia, o material pedagógico, os professores e o certificado. A data para início da primeira turma será definida pelo SENAI. Interessados em participar do curso devem entrar em contato pelo telefone (64) 3622-0333, ou pessoalmente na AJA.

A Escola de Confecção SER-PRO é apenas uma das ações de um plano mais amplo programado pela Fundação Orsa para Rio Verde: o Projeto Estação SER-PRO, em implantação no bairro que leva o mesmo nome. Focado no desenvolvimento comunitário e no fortalecimento das políticas públicas que envolvem a família como unidade de referência, o projeto seguirá em sua primeira fase um cronograma de atividades estabelecido para dois anos.

Para esta primeira fase, o projeto visa o desenvolvimento humano e social de 345 famílias, a qualificação profissional de 600 jovens e adultos e o acesso a atividades culturais, esportivas e de meio ambiente para 500 crianças e adolescentes. A atuação na comunidade será realizada pela equipe técnica da AJA, reforçada com as contratações de uma assistente social e de uma psicóloga.

A Fundação Orsa em Rio Verde
Em junho, começaram a ser traçadas as primeiras diretrizes para a implantação da fundação no município que, há sete anos, recebeu a Orsa Celulose, Papel e Embalagens, uma das empresas do Grupo Orsa.

Com o objetivo de aliar o desenvolvimento humano e social ao econômico, a fundação atuará de forma integrada com o poder público, a sociedade civil organizada e o empresariado, além de também fomentar parcerias com universidades, organismos internacionais, o segmento dos trabalhadores e comunidades locais.

A organização foi também convidada pela Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (ACIRV) a compor um Fórum de Responsabilidade Socioambiental para a discussão das necessidades e potencialidades do município. A proposta inicial é consultar as universidades sobre a realização de um diagnóstico da cidade e, com base nos resultados, pautar as políticas públicas e o investimento social das empresas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional