Fundação Orsa lança guia de orientações sobre o Método Mãe Canguru

Por: GIFE| Notícias| 03/01/2005

A Fundação Orsa, com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Ministério da Saúde, lança neste mês o Guia de Orientações As Aventuras de um Bebê Prematuro: Eu!, destinado às famílias de bebês prematuros que praticam o Método Mãe Canguru.

Adotado no Brasil como política pública, o método consiste em um procedimento simples: o bebê prematuro fica algumas horas por dia na posição vertical, colado à pele da mãe, recebendo calor, ouvindo as batidas do coração e o timbre de sua voz. Entre muitos outros benefícios, esta ação estimula o aleitamento materno, o fortalecimento dos laços afetivos familiares, o ganho de peso mais rápido e a menor permanência do bebê no hospital.

A idéia do Método Mãe Canguru também estende seus cuidados às famílias dos bebês. As mães recebem atenção especial no período de gestação de risco e também no pós-parto. Além disso, é desenvolvido um trabalho de sensibilização sobre a importância do contato entre mãe e filho. O método ainda contempla o estímulo ao tratamento humanizado ao recém-nascido de baixo peso, com acompanhamento de cada caso por assistentes sociais, psicólogos e equipe médica.

O objetivo do Guia de Orientações As Aventuras de um Bebê Prematuro: Eu! é complementar as informações fornecidas nas maternidades, facilitando o entendimento dos pais e familiares quanto às necessidades dos recém-nascidos de baixo peso. Cerca de 20 mil exemplares serão distribuídos nos Centros de Referência e nos hospitais capacitados para a aplicação do método. Outras informações pelo site www.metodomaecanguru.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional