Fundação Orsa lança projeto voltado à inclusão digital

Por: GIFE| Notícias| 15/12/2008

No último dia 8, moradores de assentamentos localizados nas cidades de Itapeva e Itaberá, no interior de São Paulo, passaram a contar com uma nova ferramenta de desenvolvimento social e econômico. Trata-se do Projeto Interação Digital, uma iniciativa da Fundação Orsa – braço social do Grupo Orsa, uma das maiores corporações brasileiras no setor de madeira, celulose, papel e embalagens -, em parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), secretarias de Estado, prefeituras das duas cidades e empresas privadas.

O projeto Interação Digital funciona no Centros Interativo de Tecnologia (CIT) de Itapeva e de Itaberá, localizados na área comum do Assentamento Pirituba, em Itapeva.

Transformar desigualdades em oportunidades sociais, econômicas e ambientais é o que visa o projeto Interação Digital, que pretende criar oportunidades e despertar o empreendedorismo em toda a comunidade, por meio da inclusão digital.

O acesso à tecnologia é, na atualidade, o meio mais eficaz de se ampliar a educação e as possibilidades de conhecimento. O projeto Interação Digital foi elaborado com a finalidade de contribuir para a melhoria constante da educação de crianças e jovens, ampliando ações de inclusão digital dentro das escolas ou nos centros educacionais.

Junto a isso, o estímulo à formação e qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho faz parte da linha de atuação do projeto, em consonância com a criação de oportunidades para a comercialização de produtos originados das comunidades rurais.

A valorização das diferenças étnicas e culturais – assentamentos, quilombos, comunidades indígenas e rurais – por meio da inclusão digital também faz parte do campo de atuação do projeto, que pretende ainda fortalecer organizações já existentes nas comunidades e oferecer os instrumentos necessários para que possam realizar pesquisas locais, estudos de viabilidade e planos de desenvolvimento, entre outras ações locais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional