Fundação Otacílio Coser chega aos 25 anos com novo posicionamento e identidade visual
Por: Fundação Otacilio Coser| Notícias| 10/06/2024Nova marca acompanha evolução de propósito da organização, que passa a atuar pela igualdade de oportunidades para as juventudes mais vulneráveis do país
A Fundação Otacílio Coser completa 25 anos com novos horizontes para ampliar sua contribuição ao desenvolvimento do país. Dando início às celebrações, a organização apresenta nova identidade visual para traduzir sua evolução de propósito, agora voltada à geração de conexões e oportunidades para as juventudes brasileiras em situação de vulnerabilidade social, desde a educação básica até o mundo de trabalho.
As novidades podem ser conhecidas no recém-lançado site foco.org.br, com visual e conteúdo renovado para compartilhar o legado da organização e, ao mesmo tempo, sua visão de futuro.
Entre os destaques, uma linha do tempo relembra os principais marcos da Fundação criada em Vitória (ES), em julho de 1999, para ampliar e ressignificar as ações de assistência social do Grupo Empresarial Coimex. Também apresenta o perfil de Otacílio Coser, que adquiriu seu primeiro negócio aos 22 anos e se tornou uma das principais lideranças da indústria do país, sempre movido pela intenção de multiplicar oportunidades para o desenvolvimento de toda a sociedade. Para manter viva essa origem, a marca deixa de usar a abreviatura “FOCO” para adotar o nome completo do empreendedor.
Juventudes no centro
Bernadette Coser, presidente do Conselho da Fundação, conta que o novo modelo de atuação potencializa o DNA articulador da organização. “Chegamos aos 25 anos acompanhando a evolução do papel da sociedade civil brasileira e da filantropia na redução das desigualdades sociais que ainda persistem em nosso país. Estamos preparadas para expandir nossas iniciativas e mobilizar empresas e recursos em apoio a um futuro produtivo para nossas juventudes”, destaca.
Com pioneirismo no campo do investimento social privado, a Fundação Otacílio Coser desenvolve iniciativas para estimular a conclusão do ensino médio e um começo de vida profissional no setor formal, consideradas essenciais para o enfrentamento ao desemprego e à desigualdade de oportunidades entre os jovens no país. Segundo o último Censo Escolar, 8,8 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não terminaram o Ensino Médio.
“Para superar processos crônicos de exclusão social, precisamos apoiar o projeto de vida das juventudes das escolas públicas, que concentram 80% dos alunos no país. Nossas ações mostram que, com estímulo e acompanhamento, esses jovens despertam para seus sonhos e desenvolvem as habilidades necessárias para uma transição qualificada entre a escola e o mundo do trabalho, que é ainda mais desafiadora para jovens em situação de vulnerabilidade social”, explica Camila Rocha, CEO da Fundação Otacílio Coser.
Nesse novo contexto, o Programa Escolaí, realizado pela Fundação há 19 anos, teve sua metodologia atualizada para fortalecer o projeto de vida dos estudantes e ampliar o número de escolas públicas apoiadas. Atualmente, são 115 escolas em três estados – Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro -, com 195 mil jovens alcançados nos últimos quatro anos.
Acesse: foco.org.br
Sobre a Fundação Otacílio Coser
A Fundação Otacílio Coser atua para gerar conexões e oportunidades para as juventudes em situação de vulnerabilidade social, desde a educação básica até o mundo de trabalho. Com iniciativas para estimular a conclusão do ensino médio e um começo de vida profissional no setor formal, busca contribuir para a superação de processos crônicos de exclusão social. Ao longo de 25 anos, sua missão é inspirada no compromisso de promover a inclusão e o desenvolvimento do Brasil.