Fundação Otacílio Coser comemora resultados de 2008

Por: GIFE| Notícias| 05/01/2009

O ano de 2008 foi muito importante para a Fundação Otacilio Coser. Depois de ter reestruturada a sua governança corporativa, o Conselho Curador da instituição gestora do investimento social privado das empresas que compõem o Grupo Coimex recebeu mais dois novos membros representantes da Coimexpar e da Tegma Gestão Logística.

Esse novo modelo de trabalho foi fundamental para o direcionamento de mais de um milhão de reais, montante recorde de recursos investidos pela Fundação em projetos sociais. Conheça aqui os principais resultados dos programas e projetos apoiados pela Fundação:

Mobilização e incentivo ao voluntariado corporativo
Em 2008, foi realizada a quarta edição da Gincana da Solidariedade, maior evento de incentivo ao voluntariado corporativo, realizado a cada dois anos, pelo Grupo Coimex com apoio e mobilização da Fundação Otacílio Coser. Esta edição foi a que mais surpreendeu pela adesão e pelos resultados obtidos.

Foi registrada a participação de colaboradores de nove empresas que compõem o Grupo – Coimexpar, Embraport, Coimex Consórcios, Coimex Capital, Cisa Trading, Coimex Trading, Tegma Gestão Logística, Companhia Portuária Vila Velha e RodoSol, somando cerca de 170 voluntários que se engajaram em arrecadar mais de 10 toneladas de alimentos, realizar 94 palestras de sensibilização para doação de medula óssea, que resultaram em 412 novos registros de doações para o banco nacional de doadores de medula e dedicaram 400 horas de trabalho voluntário ao programa “”As vantagens de permanecer na escola””, da Associação Junior Achievement, só para citar alguns dos resultados.

Programa de Educação Voluntária
O Programa de Educação Voluntária (PEV), deu um passo para se tornar uma política pública que gere impacto, faça a diferença e agregue valor à educação pública brasileira. O Programa, que tem a missão de construir uma comunidade escolar com a participação de professores, pais, alunos e voluntários e promover a melhoria do ensino e das relações de todos esses públicos com a escola e vice-versa, deu início à fase de validação de sua proposta em mais cinco escolas, desta vez, no Espírito Santo.

Com o total de nove escolas participantes, neste ano o Programa atendeu a 1.066 alunos, familiares e educadores em atividades voltadas para a integração família-escola-comunidade. Para encerrar as atividades do PEV em 2008, foi realizado evento em Guarapari, no estado do Espírito Santo. Foi a primeira vez, em seis anos de Programa, que se reuniram parceiros operadores, diretores, professores, funcionários e alunos das escolas do Espírito Santo e de São Paulo onde o PEV é replicado.

Em 2009 mais cinco instituições públicas de ensino do estado do Espírito Santo também irão participar do Programa de Educação Voluntária, totalizando 16 escolas em todo o país.

Programa Música e Cidadania
O Programa Música e Cidadania desenvolve as potencialidades pessoais, sociais e cognitivas de crianças e adolescentes através da arte-educação, educando-os para que desempenhem o papel de agentes de mudanças na comunidade de Forte São João, Romão e Cruzamento, em Vitória, no Espírito Santo.

Essa metodologia de educação através da arte é aplicada há cinco anos e, neste ano, a forma de pensar, organizar e desenvolver o trabalho foi tão assertiva que a arte-educação deu um novo sentido ao projeto, e se tornou a metodologia alicerce de todas as atividades da Obra Social Nossa Senhora das Graças, onde é desenvolvido o Programa Ponte, que abriga o Programa Música e Cidadania.

Outra grande conquista foi a sistematização da experiência com a arte-educação, que foi registrada em um livro lançado no mês de julho. Com a publicação “”Ponte: uma experiência em arte-educação”” será possível a replicação da metodologia do Programa Música e Cidadania em outras organizações não governamentais.

Programa VerdeVida
Programa VerdeVida, desenvolvido com investimentos da Companhia Portuária Vila Velha, CPVV, da Inter-American Foundation, IAF, e articulado pelo Movimento Vida Nova Vila Velha, Movive, com o apoio e coordenação da Fundação Otacílio Coser investe desde 2004 na promoção do desenvolvimento sustentável da região da Bacia do Rio Aribiri, em Vila Velha, no estado do Espírito Santo.

Em 2008, o Programa focou principalmente no fortalecimento das ações do Fórum Permanente da Bacia do Rio Aribiri, espaço de participação social e de discussão e deliberação de assuntos e projetos para a região da Bacia do Rio Aribiri, com o objetivo de capacitá-los para realizar uma gestão eficaz das reais demandas da região.

A principal conquista do Fórum em 2008 foi a criação do Banco Comunitário VerdeVida no mês de junho. Com a implantação do Banco, a comunidade aprendeu a separar materiais recicláveis e trocar pela moeda social Verde, com a qual é possível fazer compras no Supermercado Solidário. Essa iniciativa está gerando renda para região e promovendo a sustentabilidade ambiental, apontados como pontos críticos da região.

Em quase um ano de atividade, o Banco Comunitário VerdeVida realizou 311 atendimentos, sendo que 120 famílias concluíram a troca de material reciclável pela moeda Verde, e foram recolhidas mais de 35 toneladas de materiais recicláveis.

Em 2008 a Fundação Otacílio Coser já garantiu dois aportes de recursos externos que serão aplicados em 2009 na criação e fortalecimento do Fórum da Bacia do Rio Aribiri. O projeto passou pela seleção realizada pelo Fundo Multilateral de Investimentos, BID/FUMIN, e pelo Fundo BR da RedEAmérica Brasil e irá receber recursos técnicos e financeiros de ambas.

Outra conquista que valoriza a relação da CPVV com a comunidade foi a realização do projeto “”Por dentro da CPVV””, que faz parte do Programa de Educação e Comunicação Ambiental da CPVV. O projeto convida estudantes, professores e líderes comunitários da região do entorno a conhecer as instalações do terminal privativo. Desde novembro, mês em que se iniciou o projeto, foram realizadas nove visitas que somaram 212 participantes. A seleção dos visitantes foi realizada durante as reuniões do Fórum da Bacia do Rio Aribiri e para 2009 já estão programadas novas visitas.

As informações são da newsletter “”Notícias Solidárias””.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional