Fundação Otacílio Coser lança mapeamento de organizações voltadas a oportunidades para as juventudes

Por: Fundação Otacilio Coser| Notícias| 27/11/2023

Está no ar a primeira edição do Mapeamento pelas Juventudes, com informações de 92 organizações do terceiro setor, incluindo ONGs, fundações e institutos empresariais, dedicadas à conexão dos jovens com o mercado de trabalho em todo o país. A publicação, realizada pela Fundação Otacílio Coser com apoio do GIFE, está disponível no site www.foco.org.br.

A ferramenta tem o objetivo de dar visibilidade e estreitar a colaboração entre iniciativas com o mesmo propósito e trabalhos complementares. Para isso, traz um perfil das organizações respondentes com presença em cada estado, com dados como o tempo de atuação e faixa etária do público atendido. Uma legenda também sinaliza as principais temáticas trabalhadas por cada uma, tais como esporte e lazer, cultura, empreendedorismo, educação básica, capacitação e treinamento, empregabilidade, educação técnica, bolsa de estudos e desenvolvimento de lideranças.

A faixa etária de público atendido mais mencionada foi acima dos 20 anos (26% para de 20 a 24 anos e 21% para de 25 a 29 anos). A faixa de 11 a 14 anos representou 17% do total de menções, contra 36% de 15 a 19 anos.

São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os estados com maior atuação das organizações respondentes. Para a Fundação Otacílio Coser, isso reforça a necessidade de parcerias regionais para que as instituições das outras regiões do país possam estar contempladas, principalmente no Norte e Nordeste.

“Apesar do mapeamento indicar que 70% das organizações integram algum tipo de rede, seja no setor de impacto ou em fóruns e conselhos instituídos pelo poder público, ainda precisamos estreitar a colaboração intra e intersetorial para que mais e melhores possibilidades de futuro alcancem as juventudes mais vulneráveis”, destaca Camila Rocha, CEO da Fundação Otacílio Coser.

Sobre a Fundação Otacílio Coser

Desde 1999, a Fundação Otacílio Coser atua para promover a transformação da realidade social do Brasil. Na análise da Fundação, o distanciamento dos jovens do mercado de trabalho constitui um desafio central para o futuro do país. O começo da vida profissional no setor informal – aliado à não conclusão do Ensino Médio – é um fator-chave que pode comprometer a trajetória do jovem durante anos. Nesse contexto, a Fundação aproxima empresas, governos e organizações sociais para potencializar o projeto de vida das juventudes em situação de vulnerabilidade social e, assim, ampliar o acesso desse grupo a oportunidades que transformem suas vidas.

Atuação em rede

Juventudes

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional