Fundação Rede Amazônica apoia 16ª Festival de Teatro na Amazônia

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 17/10/2022

Em 2022, o Festival de Teatro da Amazônia (FTA) chega a 16ª edição e conta com a parceria da Fundação Rede Amazônica (FRAM) na programação que retorna aos palcos, após uma versão virtual realizada durante a pandemia da covid-19.

O espetáculo conta com a participação de companhias de teatro de todo o Brasil escolhidas por uma curadoria especializada. As apresentações acontecem desde o início de outubro e vão até o dia 12 (dia das crianças), com programação 100% gratuita no Centro Histórico de Manaus (Teatro Amazonas, Teatro Gebes Medeiros, Teatro da Instalação e Casarão de Ideias). “A 16ª edição do Festival de Teatro da Amazônia está sendo grandiosa. Estamos vendo nos palcos espetáculos da Amazônia e do Brasil com trocas riquíssimas entre público e artistas. Uma das riquezas dessa edição é a mediação cultural. Esse olhar mais cuidadoso com a recepção das obras artísticas, onde os acadêmicos de Teatro orientam e apoiam os alunos, professores e gestores, é muito especial e contribui muito para a sensibilização de novas plateias no futuro”, disse a Coordenadora de produção, Ana Oliveira.

O evento consolidado entre os principais festivais de teatro do Brasil, é uma referência para as artes da cena na região norte. “Um dos pilares da Fundação Rede Amazônica é arte, educação e cultura. Como por exemplo, o projeto Cidade do Jazz que nós já realizamos na cidade Manaus em para popularizar esse ritmo. Temos a necessidade de popularizar cada vez mais a cultura na nossa região, levarmos para perto das pessoas. Então apoiar um evento com foco em teatro também é algo que nos chama bastante atenção e sem sombra de dúvidas tem tudo a ver com o que a Fundação acredita que é integrar e desenvolver a Amazônia como um todo”, disse a diretora executiva da FRAM, Marcya Lira.

Confira a programação dos últimos dias (11 e 12 de outubro)

Na véspera de feriado, terça-feira (11), será apresentada a montagem “A Máquina do Tempo (RJ)”, do artista Gui Stutz, às 15h, no Teatro Amazonas. O espetáculo, que faz parte da Mostra Jurupari e é livre para todos os públicos, é um monólogo musical infantil. Conta a história de um menino que usa tudo o que tem no seu quarto para construir uma máquina que o permite viajar pelo tempo.

Também no Teatro Amazonas, o Dia das Crianças, quarta-feira (12), começa às 10h com a Cia de Teatro Metamorfose. Será apresentado “O Jardim Enfeitiçado”, uma comédia para todas as idades que mostra os planos mirabolantes de um pai muito atrapalhado diante do casamento da princesa Sarah. A classificação é livre. Às 20h, será apresentado “Onde Morrem os Pássaros?”, da Cia de Artes Clandestinos (RO), que tem entrada permitida apenas para crianças acima de 10 anos. Essa reta final em plena semana da criança promete casa cheia de riso e afeto. Uma programação montada com todo carinho pensando nesses pequenos, com atrações locais e nacionais. Estamos com a casa cheia em, praticamente, todas as sessões. Temos um púbico rotativo estimado em, pelo menos, 5 mil pessoas nos espaços onde têm programação. No dia 13, teremos a premiação do festival uma confraternização no Curupira Mãe do Mato onde todos estão convidados para celebrar o teatro com a gente”, disse, Ana.

Na quarta-feira (12), às 17h, os artistas Tânia Farias e Lucas Fiorindo apresentam “Ficções do Interlúdio (PR)” no Teatro Gebes Medeiros, com entrada para todas as idades.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional