Fundação Roberto Marinho e Unesco valorizam ambiente escolar

Por: GIFE| Notícias| 01/08/2005

No último dia 13 de julho, a Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançaram, no Brasil e na França, o projeto Todo Mundo na Escola. A iniciativa busca valorizar a relação entre os jovens e o espaço escolar.

Baseado no livro O berço da desigualdade, de Sebastião Salgado, o projeto envolve a produção de 20 vinhetas, em quatro idiomas (português, francês, inglês e espanhol), a serem veiculadas em emissoras de televisão de diversos países. Cada peça exibe uma foto da coleção de Salgado – que retrata estudantes de Angola, Tailândia, Afeganistão, Sudão, Quênia, Guatemala, Índia, Paraguai, Estados Unidos, Líbano, Hong Kong, Paquistão, Equador e Brasil -, com uma frase do educador Cristovam Buarque sobre a importância do universo escolar.

A série de vinhetas também será compilada em um DVD, a ser distribuído pela Unesco para todos os seus escritórios regionais, buscando oferecê-las para tevês públicas e privadas que desejem veiculá-las.

Também integra o projeto o concurso Todo Mundo na Escola – Prêmio Sebastião Salgado de Fotografia. Com prazo de inscrições ainda em fase de definição, receberá fotos de estudantes de todo o Brasil, entre 10 e 14 anos, retratando o espaço escolar. As fotografias poderão ser tiradas com câmera digital, câmera em película ou pela técnica de pinhole (foto na lata), e a escola deverá escolher e enviar somente uma por categoria.

Cada foto também deverá ter um título inspirado nos textos de Cristovam Buarque que integram as vinhetas do projeto Todo mundo na escola – em exibição no Futura desde o dia 13 -, ressaltando a importância da escola na vida de todos. As fotos vencedoras ganharão versões audiovisuais na tela do Futura, no mesmo formato das vinhetas já em exibição, e farão parte de uma exposição a ser realizada em um museu no Rio de Janeiro. O grande vencedor receberá uma câmera digital.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional