Fundação Roberto Marinho lança Olá, Turista! no CE

Por: GIFE| Notícias| 30/10/2009

Para receber com qualidade os turistas estrangeiros na Copa do Mundo de 2014, o Olá, Turista! vai oferecer em 2010 cursos on-line gratuitos de inglês e espanhol para 80 mil profissionais ligados ao setor de Turismo. O lançamento no Ceará do programa, aconteceu no último dia 29, em Fortaleza.

O Olá, Turista!, uma parceria do Ministério do Turismo com a Fundação Roberto Marinho, foi lançado em agosto no Rio de Janeiro, em setembro, em Salvador e no início de outubro em Manaus. O projeto segue agora para Fortaleza, Recife e São Paulo.O objetivo do lançamento é mobilizar as associações ligadas à cadeia do Turismo e promover a adesão ao programa.

O evento será apresentado pelo jornalista Alberto Perdigão e terá um stand up comedy (comédia em pé, em tradução literal) com o ator Luiz Salém, que mostrará, de forma bem-humorada, a importância da boa comunicação no atendimento ao turista estrangeiro. Será exibido também um vídeo no qual profissionais ligados ao turismo contam suas expectativas sobre o curso.

O programa – O Olá, Turista! será implementado em seis cidades-sede da Copa de 2014 – Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Recife e São Paulo. O curso é composto pelos módulos básico, profissional e regional. Os alunos que cumprirem os módulos obrigatórios – que poderão ser concluídos no período de um ano -, receberão um certificado. Trata-se da primeira ação concreta do Ministério do Turismo para a capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014. O objetivo é envolver o setor turístico e a população brasileira numa ampla campanha de aprimoramento do receptivo turístico.

Público do programa – Os beneficiados pelo programa serão os profissionais da cadeia do turismo que trabalham em contato direto com o público, o que envolve conversação e relacionamento interpessoal. Entre eles, recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos e outros. A English Town é responsável pela plataforma e pelo módulo básico do Olá, Turista!. A Fundação Roberto Marinho desenvolveu, junto a consultores, os módulos específicos.

As Inscrições – As associações de Fortaleza, Amazonas, Rio de Janeiro e Bahia que quiserem solicitar vagas para 2010 já podem se cadastrar até o dia 31 de dezembro no portal Olá, Turista! – www.olaturista.org.br.

Mais informações – O Olá, Turista! prevê a parceria com telecentros locais para facilitar aos participantes o acesso à internet. No site do programa, esses parceiros ficarão mapeados como colaboradores e terão a logomarca da empresa visível no portal. Nos telecentros parceiros, chamados Salas de Conexão, os alunos que desejarem terão ainda suporte técnico de monitores para acessar a escola virtual.

A iniciativa marca também a criação de um selo de qualidade no Turismo. A proposta é instituir uma marca visual a ser concedida pelo Ministério do Turismo a todas as instituições que aderirem à formação em línguas estrangeiras a fim de melhorar o atendimento aos turistas. Nesse sentido, o selo será também um instrumento importante para a consolidação da rede que se pretende construir com a implementação do programa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional