Fundação Roberto Marinho lança série sobre personagens negros

Por: GIFE| Notícias| 26/09/2005

Estréia nesta quarta-feira (28/9), no Canal Futura, a série Heróis de Todo Mundo, parte do projeto A Cor da Cultura, iniciativa da Fundação Roberto Marinho, Petrobras, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro e TV Globo. O objetivo é apoiar a validação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas grades curriculares dos ciclos fundamental e médio nas redes oficiais e públicas do país.

Serão 30 interprogramas, com aproximadamente dois minutos de duração e linguagem que mistura ficção com elementos documentais. Cada episódio relata a vida e ressalta a importância de uma personalidade negra do passado por meio da encenação de uma personalidade viva que foi, de forma subjetiva, influenciada pela vida ou trabalho desta figura histórica. Assim, são retratados dois “”heróis”” por episódio: o artista vivo e o pioneiro, que tem seu legado representado. São nomes que brilharam nos cenários cultural, histórico, político e científico de nosso país.

Entre eles estão: Pixinguinha, pelo cantor Tony Garrido; Auta de Souza, pela atriz Taís Araújo; Luiz Gama, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; Lélia Gonzalez, pela diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli Carneiro; Francisco José do Nascimento, pelo ator Milton Gonçalves; e Zumbi dos Palmares, pelo cantor e compositor Martinho da Vila.

Orçado em cerca de R$ 3,7 milhões, o projeto A Cor da Cultura prevê a criação de conteúdos audiovisuais e impressos sobre a cultura afro-brasileira. O material será disseminado na televisão e em 2 mil escolas públicas de ensino fundamental de diversos estados brasileiros. Além disso, os conteúdos estarão disponíveis em um site, que aprofundará os temas tratados por meio de artigos e biografias.

Toda a fase de produção dos materiais e de capacitação dos profissionais envolvidos está planejada para que o projeto possa ser implementado nas escolas a partir do início do ano letivo de 2006.

Além do Heróis de Todo Mundo, serão produzidos outros programas para televisão, totalizando 56, divididos em cinco séries. Eles têm como objetivo valorizar a história e a cultura afro-brasileiras e fornecer um panorama dos afro-descendentes no Brasil, contemplando as diversidades regionais, culturais, religiosas e de gênero.

Serão quatro episódios do Ação, exibido na TV Globo e no Futura, sobre iniciativas sociais afirmativas desenvolvidas por organizações não-governamentais em todo o país; 10 da série Livros Animados, do Futura, destacando escritores, temáticas e artistas negros; cinco do Nota 10, também do Futura e voltado para metodologia de ensino e formação de educadores; e o inédito Mojubá, exibido no Futura e na TVE, que se constituirá de sete documentários sobre a religiosidade de matriz africana, a história dos quilombos e de outros valores da negritude presentes na cultura brasileira.

Os episódios de cada um dos programas, reunidos em fitas VHS, farão parte do kit educativo do projeto, que terá ainda livro para os professores, dicionário de línguas africanas e jogo educativo. Todo o material será disponibilizado para educadores por meio de oficinas presenciais de capacitação, formando uma rede social de multiplicadores nas instituições contempladas pelo projeto.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional