Fundação Romi apresenta dados sobre primeira infância

Por: GIFE| Notícias| 29/11/2004

A Fundação Romi apresentou recentemente os resultados da pesquisa que traçou um panorama da situação da primeira infância no município de Santa Bárbara d′Oeste, interior de São Paulo, onde está sediada. O 1º Censo da Primeira Infância de Santa Bárbara d′Oeste foi realizado com pais de crianças menores de 5 anos e abordou questões sobre saúde, educação e registro civil.

A pesquisa tem como objetivo identificar as prioridades do município para esta faixa etária. Santa Bárbara d′Oeste tem cerca de 180 mil habitantes e a população total de 0 a 5 anos é de aproximadamente 14 mil crianças, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A coleta de dados foi feita durante a primeira etapa da campanha de vacinação contra poliomielite, com mais de 9 mil entrevistados (81% dos pais e responsáveis que foram aos postos de vacinação naquele dia).

Os números mais preocupantes, de acordo com o relatório, dizem respeito ao aleitamento materno e à presença nas escolas de educação infantil. Foi identificado que apenas 55% das crianças foram amamentadas por pelo menos 6 meses e mais de 70% estão fora das escolas ou creches, sendo que 54% delas nunca procuraram vaga nas instituições de educação.

Por outro lado, 92% das mães das crianças de 0 a 5 anos, quando gestantes, receberam atendimento pré-natal, 81% fizeram a primeira consulta no primeiro trimestre da gravidez e 87,75% passaram por pelo menos seis consultas antes do parto (quantidade e período considerados adequados).

O Censo é uma ação do IDI-UM, projeto comunitário lançado em 2003 visando melhorar o nível do desenvolvimento infantil na cidade. A pesquisa deverá ser realizada todo ano, para monitorar os indicadores, estabelecer e acompanhar metas. Fazem parte da iniciativa, além da Fundação Romi, a Pastoral da Criança, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Santa Bárbara, a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), o Instituto Dess (Instituto para o Desenvolvimento do Empreendimento Social Sustentável de Santa Bárbara d′ Oeste), a Unimed de Santa Bárbara e de Americana e as secretarias municipais de educação e saúde.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional