Fundação Romi desperta a curiosidade de estudantes para a história da cidade

Por: GIFE| Notícias| 22/02/2016

Imagina conhecer a história da sua cidade por meio de uma caça ao tesouro? Ou descobrir uma curiosidade do município a partir de um quebra-cabeça? Essa é a aposta do projeto “História local como elemento de cultura e cidadania”, desenvolvido pelo Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi (CEDOC), localizado em Santa Barbara d’Oeste (SP), para despertar o interesse de crianças e adolescentes a respeito da riqueza cultural da cidade.

As inscrições para as oficinas a serem promovidas nesta segunda edição do projeto – realizado em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) -, inclusive, estão abertas (clique aqui).

As atividades promovidas no CEDOC seguem uma metodologia em quatro etapas: Observação, Registro, Exploração e Apropriação. O ponto de partida é a visita ao Espaço Expositivo do CEDOC e, a partir do embasamento histórico, o conhecimento é trabalhado de forma interdisciplinar. Na parte de “Apropriação”, por exemplo, os pequenos visitantes colocam a mão na massa e expressam aquilo que aprenderam por meio de pintura, teatro, dança, música, poesia ou texto.

“Esse conjunto de atividades e oficinas está cheio de ações estimulantes da aprendizagem, que vão desde tintas e pincéis, teatros, moldes e trilhas, até jogos online e passatempos. Não há ações engessadas. A metodologia adotada objetiva garantir a interatividade almejada neste projeto, fazendo com que as crianças deixem de ser apenas espectadores para se tornarem visitantes participativos de espaços culturais, como é CEDOC”, afirma a coordenadora, Sandra Souza.

As atividades de educação patrimonial são gratuitas e a solicitação de agendamento deve ser feita com antecedência mínima de um mês para grupos de, no máximo, 40 participantes. Para agendar, o professor deve escolher qual a área temática e oficina que pretende participar com seus alunos (veja aqui a ver a programação).
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3499-1558.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional